Programa Opera Paraíba já realizou mais de 130 mil cirurgias eletivas

WhatsApp Image 2024-07-30 at 12.12.52.jpeg
WhatsApp Image 2024-07-30 at 12.01.04.jpeg
WhatsApp Image 2024-07-30 at 12.01.06 (1).jpeg

O programa Opera Paraíba realizou até o último mês de junho um total de 131.271 mil cirurgias eletivas em todo o estado, desde sua implantação. Criado pelo Governo da Paraíba em 2019, com o objetivo de facilitar o acesso da população às cirurgias eletivas e reduzir a fila de espera por um procedimento, o programa está presente nas três Macrorregiões de Saúde da Paraíba, alcançando assim a população dos 223 municípios. Todas as cirurgias ofertadas pelo programa são realizadas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

Os números são liderados pelas cirurgias oftalmológicas, ginecológicas, ortopédicas e da otorrinolaringologia. Outro destaque do programa são os procedimentos de alta complexidade, como as cirurgias bariátricas, que foram implantadas no final de 2022 e já somam mais de 450 intervenções. As cirurgias são ofertadas no Hospital do Servidor Edson Ramalho e Maternidade Frei Damião, ambos em João Pessoa; Hospital de Clínicas, em Campina Grande; Hospital Regional de Sousa; Hospital Regional de Monteiro; e Hospital Regional de Picuí. Em todas as unidades os procedimentos são executados com o uso de técnica minimamente invasiva, por meio de videolaparoscopia, garantindo uma recuperação mais rápida aos pacientes.

A cuidadora de idosos Jarde Francielly, de 23 anos, da cidade de Pocinhos, diz que sonhava em fazer a cirurgia bariátrica para ter mais qualidade de vida.  “As atividades diárias, que para muitos são fáceis de fazer, para mim representavam um sacrifício muito grande. Eu sentia muita dor, cansaço e qualquer coisa que fazia o cansaço impedia, por conta do peso. Então, por isso eu procurei o programa para ter mudança de vida. Hoje sou outra pessoa”, contou.

As intervenções de endometriose, as ortopédicas (joelho, ombro, quadril e mão), e as pediátricas também atendem uma grande demanda dos usuários cadastrados no programa. Atualmente, o Opera Paraíba está presente em 27 unidades integrantes da rede hospitalar geridas pelo Governo do Estado, e contempla toda a população paraibana.

Para o secretário de saúde da Paraíba, Arimatheus Reis, o resultado apresentado pelo programa é reflexo do compromisso da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em interiorizar a iniciativa. “Essa marca de mais de 131 mil cirurgias realizadas pelo Opera Paraíba é uma conquista para todos nós que fazemos a saúde do Governo do Estado. O Opera já se consolidou como o grande programa de cirurgias eletivas do Brasil, promovendo a interiorização da assistência à saúde com qualidade e efetividade a todas as regiões da Paraíba. Tudo isso, graças ao compromisso do Governo da Paraíba e da Secretaria de Estado da Saúde em garantir assistência à toda população,”, enfatizou.

Ainda segundo o secretário de Saúde, a meta para os próximos meses é ampliar a quantidade de procedimentos ofertados. “Estamos trabalhando para seguir investindo cada vez mais na expansão do programa, visando mais procedimentos de novas especialidades, e com isso garantir qualidade de vida aos paraibanos,” destacou.

Para participar do programa é necessário que o usuário tenha indicação cirúrgica e encaminhe os exames e documentos necessários à Secretaria de Saúde de seu município ou realize o cadastro no site operaparaiba.pb.gov.br.