Programa Opera Paraíba: Hospital Distrital de Itaporanga realiza 60 cirurgias gerais em três dias

publicado: 10/05/2024 18h09, última modificação: 10/05/2024 18h09
20240510_092801.jpg

No Hospital Distrital de Itaporanga, unidade hospitalar do Governo da Paraíba referência na Região Metropolitana do Vale do Piancó, está em pleno andamento mais uma ação do Programa Opera Paraíba, que em o objetivo de melhorar o acesso às cirurgias eletivas e levar o atendimento de alta complexidade para o interior do estado, de forma regionalizada. Durante três dias consecutivos, a partir desta sexta-feira (10) até domingo (12), estão sendo realizadas 60 cirurgias gerais, com a estimativa de 20 procedimentos por dia.

A diretora-geral do Hospital de Itaporanga, Shyrleyanne Brasileiro, ressalta a importância desse programa para a comunidade: "O Opera Paraíba tem sido um instrumento vital na promoção da saúde em nosso estado. Esta iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, é um passo significativo para levar assistência médica de qualidade para todas as regiões da Paraíba e o Hospital Distrital de Itaporanga está preparado para atender a demanda do Vale do Piancó e demais regiões".

Desde o seu lançamento, o Programa Opera Paraíba tem demonstrado resultados impactantes. Até o momento, já foram realizadas mais de 100 mil cirurgias eletivas em toda a Paraíba, beneficiando milhares de pessoas que aguardavam na fila por procedimentos cirúrgicos. Esse número representa o compromisso do governo em atender às necessidades de saúde da população, garantindo acesso rápido e eficaz aos serviços médicos necessários.

Para Cícera Rumana, de 35 anos, moradora do município de Boa Ventura, uma das beneficiárias das cirurgias em Itaporanga, expressou sua gratidão: "Estou muito feliz por ter a oportunidade de realizar minha cirurgia. Minha irmã já fez cirurgia pelo Opera Paraíba, meus vizinhos. Então, percebi a oportunidade de fazer a retirada da pedra de vesícula. Agora estou aliviada e muito grata ao programa Opera Paraíba e às equipes médicas envolvidas."

Outro paciente, Alex Sandro Gomes, de 34 anos, gerente financeiro, morador de Itaporanga, ressaltou a importância do Programa Opera Paraíba, principalmente por facilitar o acesso da população a cirurgias. Ele percebeu o crescimento de uma hérnia umbilical, e com receio de agravar o problema, procurou logo o tratamento. "O Opera Paraíba está fazendo a diferença nas nossas vidas. Muitas pessoas aqui no interior precisam desses procedimentos e nem sempre têm acesso fácil. Depois dessa cirurgia eu vou poder voltar a ter uma vida normal, sem dor".

Para ser atendido no Programa Opera Paraíba, os interessados devem preencher um cadastro nas Unidades de Saúde da Família (USFs) das Secretarias de Saúde de cada município. Essa demanda é encaminhada para a Secretaria Estadual de Saúde, que realiza o levantamento e direciona os pacientes de acordo com a localização para o hospital regional mais próximo. Outra opção é por meio do site do Opera Paraíba (operaparaiba.pb.gov.br), no qual os interessados podem preencher um formulário, anexando exames e laudos médicos que confirmem a necessidade da cirurgia. Em seguida, os pacientes são classificados pela Central de Regulação e encaminhados para o Hospital Regional que atenda o município de residência.