Notícias

Programa Cidadão: ação itinerante em bairros de Santa Rita emite mais de 300 documentos

publicado: 02/03/2023 17h43, última modificação: 02/03/2023 17h43
1 | 5
Fotos: Alberto Machado
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
WhatsApp Image 2023-03-02 at 17.39.52 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-03-02 at 17.39.52 (2).jpeg
WhatsApp Image 2023-03-02 at 17.39.52 (3).jpeg
WhatsApp Image 2023-03-02 at 17.39.52 (4).jpeg
WhatsApp Image 2023-03-02 at 17.39.52.jpeg

A documentação básica na mão do cidadão é a porta de entrada para acessar os diversos programas sociais e garantir o exercício pleno da cidadania. Para facilitar o acesso das pessoas em situação de vulnerabilidade social, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), executa o Programa Cidadão, que nestes dias 1º e 2 de março, realizou ações itinerantes, em parceria com o Projeto Inclusão Popular, no município de Santa Rita, com a emissão gratuita de mais de 300 documentos.

No dia 1º de março, a ação aconteceu na Escola Normal Estadual de Ensino Fundamental e Médio Anísio Pereira Borges, no bairro Tibiri Fábrica. Já nesta quinta-feira (2), a ação ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental Aline Silva Madruga, no bairro Popular. Os serviços disponibilizados foram emissão de Registro Geral (RG) e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digitais, e Cadastro de Pessoa Física (CPF).

O Programa Cidadão é executado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) em parceria com o Instituto de Polícia Científica (IPC), e tem como principal finalidade a emissão gratuita de documentos para a população em vulnerabilidade social. Esta é a 23ª ação itinerante do ano de 2023, abrangendo mais de 16 municípios, com emissão de mais de 14 mil documentos.

O gerente do Programa Cidadão, Roberto Leite, observou que o Programa vai além do acesso à documentação básica. “Por meio desses documentos, as pessoas conseguem dar entrada nos programas sociais, se inscrevem em concursos públicos, concorrem a vagas de emprego. Somente com essas documentações se garante o exercício pleno da cidadania”, lembra.

David Santana, coordenador e fundador do Projeto Inclusão Social que atua no município de Santa Rita com voluntários que desenvolvem ações que aproximam a população dos serviços públicos, destacou que a parceria com a Sedh, por meio do Programa Cidadão, tem fortalecido a vertente do projeto que prioriza a cidadania. “Nosso município tem muitas vulnerabilidades e possui comunidades que ficam distantes do Centro, onde ficam boa parte dos serviços públicos. Ontem realizamos 150 atendimentos e hoje serão mais 150. Muito importante os mais de 300 documentos viabilizados por essa parceria”, comemora.

A dona de casa Maria da Guia, moradora do bairro Várzea Nova, foi ao local da ação emitir a 2ª via do seu RG. “Nem todo mundo tem condições de ir em outro lugar tirar um documento. O custo de vida tá alto, o transporte é caro. A minha identidade já está apagando a assinatura e quando eu precisava para fazer algo não conseguia. Eu fui resolver um problema no banco e não consegui”, relata.

Já a estudante Joanne Victória, que também foi emitir a 2ª via do RG que tirara ainda quando criança, destacou os benefícios da ação. “Uma ação como esta ajuda muitas pessoas que não têm condição de se locomover para outros lugares mais distantes para tirar o documento. Além disso, tudo é gratuito”, enfatiza a jovem.

“A ação é muito importante e a equipe de hoje é maravilhosa. Nos atendem bem, e tudo está bem organizado, não tenho do que reclamar”, relata, satisfeita, a dona de casa Cristiane Soares dos Santos, moradora do bairro Santa Cruz.

Além das ações itinerantes que percorrem todo o estado da Paraíba, o posto fixo do Programa Cidadão localizado na Fundação Espaço Cultural (Funesc), em João Pessoa, tem atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. As emissões de documentação do posto fixo se somadas às ações itinerantes totalizam mais de 37 mil documentos na mão do cidadão paraibano, somente em 2023.

Ação Itinerante no sistema prisional – Uma parceria da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano com a Secretaria de Administração Penitência levará, nesta sexta-feira (3), uma ação de emissão de documentos na Penitenciária Desembargador Silvio Porto, em João Pessoa.