Profissionais participam de ação sobre desafios da Rede de Atenção à Saúde Bucal

publicado: 26/10/2021 13h24, última modificação: 26/10/2021 13h24

Atualmente, a Paraíba tem equipes de saúde bucal em todos os 223 municípios. São 97 Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e 198 Laboratórios de Próteses (LRPD). Todas as localidades estão contempladas com os serviços que formam a Rede de Atenção à Saúde Bucal. Para tratar dos desafios dessa Rede, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Coordenação Estadual da Saúde Bucal, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), promove, nesta quarta-feira (27), das 10h às 12h, a palestra “Desafios para efetivação da Rede de Atenção à saúde bucal”.

A ação será mais uma atividade do “Ciclo de Atualização em Saúde Bucal no SUS” e acontece em comemoração ao Dia Nacional do Cirurgião Dentista, ocorrido nesse 25 de outubro. O palestrante será o ex-coordenador nacional de saúde bucal do Ministério da Saúde e professor doutor da Universidade de Brasília (UnB), Gilberto Pucca.

A palestra é destinada aos coordenadores municipais de saúde bucal; gerentes de CEO e todos os cirurgiões dentistas da Rede. A palestra será gratuita e de forma remota, por meio do link https://meet.google.com/shr-ubyc-ivb

“O Ciclo de atualização em Saúde Bucal no SUS, vem realizando, mensalmente desde 2019, palestras com temas variados, em geral, assuntos que os profissionais de saúde bucal sugerem”, informou o coordenador estadual de Saúde Bucal da SES, Marcílio Araújo. Ele destacou ainda que uma das atividades do Ciclo esse ano que tem repercutido muito é o Aplicativo Interconsulta para Estomatologia, que vem contribuindo, consideravelmente, para a detecção precoce do câncer de boca. “Esse Aplicativo foi idealizado pelo professor Bonan e vem sendo aperfeiçoado com a participação do professor Edson Hilan e os residentes da Saúde Bucal”, falou.