Notícias

Profissionais de diversas áreas prestam assistência a familiares de reeducandos no presídio Sílvio Porto neste sábado

publicado: 02/08/2024 15h56, última modificação: 02/08/2024 15h56

As atividades da Semana Estadual de Assistência aos Familiares dos Privados de Liberdade serão concentradas no Presídio Sílvio Porto, em João Pessoa, neste sábado (3), com uma série de benefícios. A ação envolve cinco secretarias do Governo da Paraíba e é uma iniciativa que busca minimizar preconceitos e fortalecer os vínculos familiares, contribuindo para uma sociedade mais justa.

No período das 8h às 12h, acontecerá acolhimento às famílias de reeducandos com assistentes sociais, psicólogos, e outros profissionais. Este acolhimento será mensal, enquanto a campanha de combate ao preconceito a familiares de pessoas em privação de liberdade se encerra no dia 7 de agosto. A semana é baseada na Lei 11.449/2019.

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) dispõe do serviço Guia do Visitante no site institucional e nas atividades da semana disponibilizará adesivos contendo QR Code, que serão fixados nas unidades prisionais do estado para facilitar aos familiares de reeducandos o acesso a esse benefício.

Haverá acolhimento e roda de diálogo com os familiares dos reeducandos, acolhendo e os orientando acerca dos serviços oferecidos pelo Escritório Social - o que faz, como funciona, que serviços oferece e entregando folder institucional com informações gerais acerca dos serviços ofertados pela instituição.

A Secretária de Estado da Saúde irá disponibilizar uma equipe com  profissionais de enfermagem, que realizarão aferição de pressão arterial e glicemia, além de oferecer acolhimento familiar por meio da Assistência Social e Psicologia.

O Conselho da Comunidade vai ofertar café da manhã para os familiares, orientações sobre direitos, apoio emocional, e coleta de sugestões para o aprimoramento do ambiente de visita. Enquanto a Defensoria Pública do Estado da Paraíba realizará consultas processuais e jurídicas por meio do programa Defensoria Itinerante (unidade móvel).

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano dará explicações sobre a importância do registro civil de nascimento, bem como orientações acerca de outros documentos básicos como CPF, Carteira de Trabalho e cadastro em programas sociais como o Bolsa Família.