Professores da Rede Estadual podem se inscrever no Prêmio Professores do Brasil até 31 de maio

publicado: 29/04/2019 13h45, última modificação: 30/04/2019 10h04

Os professores da Rede Estadual de Educação têm até o dia 31 de maio para se inscrever na 12° edição do Prêmio Professores do Brasil (PPB), iniciativa do Ministério da Educação juntamente com instituições parceiras. O prêmio busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

Os professores interessados podem participar enviando um relato de prática pedagógica desenvolvida com seus alunos. As inscrições e o envio dos relatos devem ser realizados exclusivamente de forma online, pelo portal do prêmio http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br.

O relato será avaliado e poderá ser selecionado para uma premiação estadual, regional e nacional. O prêmio conta com seis categorias: Educação Infantil: Creche, Pré-escola; Ensino Fundamental: Anos Iniciais - Ciclo de alfabetização: 1º ao 3º ano; Ensino Fundamental: 4º e 5º anos; Ensino Fundamental: 6º ao 9º anos e ensino médio.

Nesta edição, está sendo oferecido, mais uma vez, um curso on-line ao professor participante. O curso “Na trilha das boas práticas de ensino” não é obrigatório. Ele será uma ferramenta de formação, com duração de 30 horas e dividido em seis módulos para que o professor percorra as etapas de desenvolvimento de boas práticas de ensino e conheça formas de registrá-las.

São diferentes conteúdos que serão trabalhados por meio da apresentação e análise das experiências vencedoras de edições anteriores, textos de estudo e vídeos. O Instituto Singularidades, um dos parceiros da 12ª edição do PPB, oferecerá dois cursos online para todos os professores que concluírem sua inscrição.

Além da inscrição nas categorias gerais, o professor também pode optar por concorrer a uma das premiações em temáticas especiais indicadas pelos parceiros do PPB. Em 2019 as temáticas são:

I – Esporte como estratégia de aprendizagem. Serão premiados até cinco professores de Educação Física. Premiação: R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para cada professor vencedor.

II – Uso de tecnologias de informação e comunicação – TICs no processo de inovação educacional. Serão premiados até três professores, sendo um professor das séries iniciais do ensino fundamental, um professor das séries finais do ensino fundamental e um professor do ensino médio. Premiação: R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a cada um, doados pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB);

III – Educação empreendedora. Serão premiados até três professores do Ensino Fundamental e Médio. Premiação: participação em missão nacional para conhecer uma experiência inovadora de Educação Empreendedora, promovida pelo Sebrae;

IV – Criação e produção de linguagens de mídia por professores e estudantes no Ensino Fundamental e Médio. Serão premiados até cinco professores, dentre os inscritos nas categorias de ensino fundamental e médio. Premiação: R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e participação no programa da TV Escola “Professor Presente”; e para até cinco professores, dentre os inscritos nas categorias de ensino fundamental e médio, sendo que um dos trabalhos deve, necessariamente, envolver, estudantes que se enquadrem na categoria de Pessoas Com Deficiência.

V – Aprendizagem criativa: Serão premiados até três professores, dentre os inscritos nas categorias de ensino infantil, fundamental e médio. Premiação: R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a cada um, doados pela Fundação Lemann em parceria com a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.

Os vencedores de temáticas especiais também participam do evento final de premiação, que inclui as oficinas pedagógicas e a cerimônia de premiação, com despesas pagas pelo Ministério da Educação.

A divulgação dos vencedores e destaques da etapa regional será no dia 27 de agosto. Já a divulgação dos 30 vencedores da etapa regional e de temáticas especiais será no dia 15 de outubro. No dia 28 de novembro, será realizada a Cerimônia de premiação, com a apresentação dos seis vencedores nacionais, um por cada categoria.

O Prêmio Professores do Brasil (PPB) foi instituído em 2005 pelo Ministério da Educação, a partir da unificação dos prêmios “Qualidade na Educação” e “ Incentivo à Educação Fundamental, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), juntamente com instituições parceiras. O principal objetivo do prêmio é valorizar os professores da educação básica pública de todo o Brasil que desenvolvem experiências bem-sucedidas, criativas, inovadoras e passíveis de replicação.