Notícias

Professores da Rede Estadual de Ensino apresentam ‘Práticas Exitosas’ do Programa Mente Inovadora

publicado: 03/12/2018 23h00, última modificação: 20/05/2019 16h12
1 | 3
2 | 3
3 | 3
professores-estaduais-apresentam-mente-inovadora_foto-delmer-rodrigues-3.jpg
professores-estaduais-apresentam-mente-inovadora_foto-delmer-rodrigues-4.jpg
professores-estaduais-apresentam-mente-inovadora_foto-delmer-rodrigues-6.jpg

A Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a empresa MindLab, realizou, na manhã desta terça-feira (4), a apresentação das ‘Práticas Exitosas’ dos professores do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Educação. O evento, que aconteceu no auditório do Liceu Paraibano, é a culminância das práticas pedagógicas realizadas durante o ano de 2018 nas escolas estaduais pelo Programa Mente Inovadora.

Dez escolas foram selecionadas e contempladas com banners expostos no auditório mostrando as atividades realizadas pelos professores. Cinco projetos concorreram como melhor prática exitosa para representar a Paraíba na XI Olimpíada Nacional de Raciocínio MindLab, em São Paulo.

A Escola Cidadã Integral Técnica João Úrsula, em Pedras de Fogo, venceu em primeiro lugar como a melhor prática pedagógica e vai representar a Paraíba na Olimpíada Nacional. Os professores Milane Alves de Oliveira e Amauri de Souza Marinho Filho aplicaram a prática ‘Aprendendo Brincando’ com os alunos do sétimo e oitavo ano, utilizando os jogos: Damas, Equilíbrio, Bloqueio, Forças Unidas, Ratinhos e Octógonos Fantástico, para os conteúdos de operações com números naturais, geometria e plano cartesiano.

Para Milane, o programa ajudou na compreensão dos conteúdos de matemática. “Foi um trabalho desenvolvido com muito amor e carinho. O programa trouxe resultados positivos, fomos campeões da olimpíada estadual desse ano, conseguimos sanar as deficiências que os alunos tinham. Estou muito feliz com esses resultados e para mim é um prazer fazer parte desse evento”, falou.

Professor de Matemática, Thiago Nascimento usou o programa ao perceber a necessidade que os alunos tinham no aprendizado do conteúdo de matemática. “A ideia é sair do tradicionalismo, jogos de matemática fazem com que os estudantes realmente se sintam motivados e tenham aquela vontade de aprender, além de ter uma boa prática educativa e pedagógica para que eles assimilem e internalizem o ensino. As práticas trouxeram resultados imediatos no aprendizado dos alunos”, ressaltou.

Segundo o gerente operacional do Ensino Fundamental, Herbert Gomes, o Programa Mente Inovadora é um projeto piloto que contempla 63 escolas da Rede Estadual de Ensino Fundamental e a meta é ampliar para todas Gerências de Ensino. “Nós implantamos o programa também dando a voz ao professor. O objetivo de trabalhar com os alunos o raciocínio lógico e correção de déficit de aprendizagem por meio do estímulo com os jogos é focada na inteligência emocional dos alunos”, disse.

De acordo com diretora pedagógica da Min Lab, Sandra Garcia, o programa recebeu 39 práticas das escolas estaduais da Paraíba. “Acreditamos no aluno que desenvolve uma autonomia, que o programa, o lúdico e os jogos potencializam o aprendizado, fazendo com que os estudantes desenvolvam habilidades socioemocionais. Através da metodologia do programa, muitas escolas aumentaram o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb)”, observou.

Programa Mente Inovadora – O Programa Mente Inovadora é uma proposta curricular para ser aplicada na escola pelos profissionais da própria instituição. É baseado em três pilares fundamentais: jogos de raciocínio para simular situações do cotidiano da vida; métodos metacognitivos para promover reflexão sobre atitudes e decisões tomadas durante jogo; professores mediadores que por meio de intervenções planejadas e questionamentos estimulam as reflexões dos alunos, ajudando-os no processo de transcender o que aprenderam em sala de aula para a vida.

O Programa vem ajudando professores de todo o Brasil em aulas dinâmicas e envolventes com jogos que ensinam ao mesmo tempo que se divertem. Seus métodos metacognitivos garantem a transcendência do conhecimento para a vida e são grandes aliados na tarefa de guiar o aluno na construção do conhecimento. São também ferramentas importantes para ajudar o professor a resinificar sua prática pedagógica.