Notícias

Professor da rede estadual tem projeto selecionado no STEAM TechCamp Brasil 2020

publicado: 05/10/2020 09h39, última modificação: 05/10/2020 09h40
1 | 3
2 | 3
3 | 3
Professor da Rede Estadual tem projeto selecionado no STEM TechCamp Brasil 2020 (1).jpeg
Professor da Rede Estadual tem projeto selecionado no STEM TechCamp Brasil 2020 (2).jpeg
Professor da Rede Estadual tem projeto selecionado no STEM TechCamp Brasil 2020 (3).jpeg

O Projeto ‘STEAM TechCamp Paraíba - Fórum Paraibano de Ciência e Inovação’ do professor Rodrigo de Almeida Guedes, da Escola Cidadã Integral Técnica Professor Luiz Gonzaga de Albuquerque Burity, em Rio Tinto, foi selecionado no programa STEAM TechCamp Brasil 2020. O projeto recebeu do programa um investimento de R$ 8.300,00  para ser aplicado nas Escolas Cidadãs Integrais Técnicas da Paraíba.

O programa STEAM TechCamp Brasil é realizado todo ano, uma iniciativa da Embaixada dos EUA no Brasil em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). No programa, foram selecionados 27 professores e 27 funcionários de gestão educacional, representando uma escola por Federação. O evento STEAM TechCamp Brasil foi realizado no mês de fevereiro, em São Paulo, com oficinas para professores; oficinas para alunos; mostra científica e seleção dos melhores trabalhos para inscrição na Feira Brasileira de Ciências e Engenharias (FEBRACE).

O professor Rodrigo representou a Paraíba pela segunda vez, e teve o projeto aprovado entre os 12 melhores do Brasil, ganhando um investimento financeiro para aplicar na Paraíba. O professor desenvolveu o projeto em parceria com o professor Kym Kanatto e a coordenadora do Programa Primeira Chance, Rayssa Alencar, da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia.

O Projeto - O projeto é um ambiente criado para professores e alunos do ensino fundamental II e médio ou médio-técnico, na qual busca o desenvolvimento de formações virtuais de professores multiplicadores no contexto da aprendizagem multidisciplinar, baseados em projetos focados no STEAM, na qualificação dos recursos de aprendizagem maker/STEAM e um evento científico para os alunos apresentarem seus projetos, todos de forma virtual, no qual possam alavancar os índices do ensino fundamental e básico na Paraíba, principalmente das disciplinas de Matemática, Ciências e Artes.

De acordo com o professor Rodrigo de Almeida, o projeto está previsto para ser aplicado no mês de dezembro nas Escolas Cidadãs Integrais Técnicas. Será realizado um STEAM TechCamp Paraíba, com 40 vagas para professores e 120 para alunos.

Na Paraíba, o evento será no formato online devido à pandemia, através de oficinas com os profissionais convidados; parceria com a casa Thomas Jefferson da embaixada americana em Brasília e os parceiros da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) campus IV e Universidade de São Paulo. Além disso, outros profissionais serão encarregados das palestras e professores técnicos convidados para a mostra científica.

 “Esperamos que as próximas edições do STEAM TechCamp Paraíba sejam presenciais, todas as escolas que participarem do evento receberão certificados. É uma grande responsabilidade, mas fico muito feliz e grato por contribuir com a educação do meu estado”, disse o professor Rodrigo.

O STEAM é uma abordagem educacional que combina diferentes áreas das ciências, artes e tecnologia na geração de um ambiente mais propício à inovação no aprendizado e na educação

O Programa - STEAM TechCamp Brasil é uma iniciativa da Embaixada dos EUA no Brasil em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Este programa tem como objetivo estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das Secretarias Estaduais de Educação e professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (STEAM), com potencial e liderança para articular e aprimorar ações existentes e elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de STEAM nas redes públicas de educação básica do Brasil.