Produtores participam de Dia de Campo sobre produção de amendoim agroecológico

publicado: 29/01/2020 16h48, última modificação: 29/01/2020 16h48
dia de campo sobre producao de amendoim agroecologico (5)f.jpg
dia de campo sobre producao de amendoim agroecologico (1)a.jpg
dia de campo sobre producao de amendoim agroecologico (2)b.jpg
dia de campo sobre producao de amendoim agroecologico (3)c.jpg
dia de campo sobre producao de amendoim agroecologico (4)d.jpg
dia de campo sobre producao de amendoim agroecologico (6)g.jpg

A Paraíba pode se transformar num grande polo de produção de amendoim agroecológico, criando novas alternativas de geração de renda para o agricultor familiar. Essa foi uma das propostas discutidas por pesquisadores, extensionistas rurais e agricultores durante Dia de Campo sobre Capacitação em Produção Integrada do Amendoim, realizado na manhã desta quarta-feira (29), no Sitio Canto Alegre, no município de Salgado de São Félix, no Agreste paraibano.

O evento foi realizado numa parceria entre o Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer/PB) – vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca –, Embrapa Algodão, Prefeitura Municipal de Salgado de São Félix e outros parceiros. O sítio pertence ao agricultor Manoel Rodrigues dos Santos, que cedeu parte de suas terras para a implantação da unidade demonstrativa de produção de amendoim, num trabalho realizado com o acompanhamento e orientação técnica de pesquisadores da Embrapa e da Empaer, integrantes da gerência regional de Itabaiana.

A programação começou às 8h, com a participação de técnicos da Empaer da região e agricultores interessados na troca de experiências visando melhorar a produção e produtividade do amendoim na região. A região comprovadamente tem condições para o cultivo desta cultura em grande escala. As palestras foram conduzidas pelos pesquisadores da Embrapa Raul Almeida e Tarcisio Gondim. A organização e mobilização dos agricultores para o evento ficaram a cargo do técnico local José Wilson e Elisângela de Andrade Louro, que está respondendo temporariamente pela gerência regional da Empaer em Itabaiana. Também contou com a participação dos extensionistas José Joacy dos Santos e Antonio Bacalhao, e da equipe da Gerência de Comunicação e Metodologia da Empaer.

Durante o evento, os participantes puderam tirar suas dúvidas quanto à produção integrada do amendoim, manejo da cultura, manejo de pragas do amendoinzeiro, segurança alimentar e aspectos econômicos da cultura a partir de palestras e compartilhamentos de conhecimentos de técnicos da Embrapa e da Empaer.

“O objetivo do evento foi mostrar a utilização de boas práticas agrícolas para o uso racional de insumos agrícolas na produção do amendoim, de forma que se tenha alimento de alta qualidade”, comentou o pesquisador Raul Almeida. Como a Embrapa dispõe das pesquisas e as tecnologias disponíveis, ele acredita que a Paraíba poderá se transformar num grande produtor de amendoim, a exemplo de outras regiões, até porque existe um mercado nacional e no exterior para absorver a produção.

Na região já se produz amendoim agroecológico, mas a proposta é fazer com que outros agricultores venham se integrar a cadeia produtiva, a exemplo do que acontece no município de Mogeiro. A produção de amendoim surge como uma grande alternativa para o campo, bastando seguir as orientações técnicas.