Produtores participam de capacitação sobre algodão agroecológico colorido e branco em Itabaiana

publicado: 13/04/2022 12h24, última modificação: 13/04/2022 12h25
Ingá2 13-04.jpg

O Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap, realiza a capacitação de produtores rurais da região de Itabaiana que cultivam algodão com o objetivo de melhorar os tratos culturais e a produtividade dessa cultura.

Neste mês, aconteceram duas capacitações, sendo uma no município de Itabaiana e a outra em Ingá, e está programada mais uma para os moradores da comunidade quilombola Grilo, em Riachão do Bacamarte.

Nesta fase, os técnicos visitam os agricultores para orientar quanto ao processo de plantio e as exigências do cultivo, ainda em processo de certificação. A orientação é para usar sementes que tenham aprovação da empresa certificadora, como também de não utilizar defensivos convencionais. Tudo para aumentar o cuidado com relação ao meio-ambiente e evitar a contaminação da pluma do algodão. Também são orientados a fazer consórcios com culturas cujas sementes sejam crioulas e não as convencionais.

No mês de março, em Ingá, aconteceu o lançamento da Safra 2022 do Algodão, quando teve desfile de moda com roupas produzidas com o algodão agroecológico, na iniciativa de Secretaria da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, que teve o apoio da prefeitura municipal e a parceria da Empaer, Sebrae, do Banco do Nordeste e a participação da Embrapa

Segundo o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural Jefferson Ferreira de Morais, tem crescido a procura de empresas nacionais e internacionais pelo algodão orgânico da Paraíba.

Capacitação - Nesta semana, visando repassar aos produtores rurais as técnicas de cultivo do algodão, foi realizado no município de Ingá, uma capacitação sobre o Sistema de Plantio do Algodão Orgânico Paraíba, pelo extensionista Ricardo Farias, com a participação de 28 agricultores que trabalham com essa cultura.

O evento foi realizado a partir de parceria entre a Empaer, Prefeitura Municipal, Sindicato dos Agricultores Familiares e do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável- CMDRS.

A proposta é de que seja criado um campo de produção sementes e se cogita ainda a implantação de uma usina de beneficiamento que tenha grande capacidade operacional. Atualmente existe uma usina no Assentamento Margarida Maria Alves, em Juarez Távora, instalada pela Embrapa, mas considerada pequena para atender à demanda de crescimento dessa cultura na região.

Da equipe técnica da Empaer local de Itabaiana estavas presentes Manuel Mário e Elisângela Louro, além de Ricardo Farias, da gerência estadual, mais o secretário da Agricultura Municipal Sousa Filho e Almir Muniz, do projeto Algodão Orgânico Paraíba, que foram recebidos pelos agricultores familiares do Assentamento Nossa Senhora Aparecida

Safra passada - Na região, durante a safra do ano passado, 27 agricultores de quatro municípios plantam algodão agroecológico branco e colorido, e tiveram uma produtividade de 19.666 quilos, cultivado em uma área de 41,6 hectares, que proporcionou uma receita de R$ 81.050,20.

Para a presente safra, a meta é o cultivo de 123 hectares, com a participação de 70 agricultores. A previsão é de uma produção de algodão branco em rama de 77 mil quilos e do algodão colorido em pluma devendo chegar a 11.800 quilos.

Em 2021, o algodão branco em rama era comercializado a R$ 3,60 o kg e o algodão colorido em pluma, a R$ 13,50 o kg. Para a safra de 2022, os preços fixados são os seguintes:  algodão branco em rama, R$ 5,00 o kg e o algodão colorido em pluma, R$ 15,00 o kg.