Notícias

Produção de frutas garante aumento da renda familiar no Sertão

publicado: 24/03/2022 12h04, última modificação: 24/03/2022 12h04

Depois de trabalhar com a produção de hortaliças e fruticultura, o agricultor familiar Damião Simão da Silva, da Comunidade Brotas, no município de Piancó, investe no cultivo de mamão. A fruta é comercializada nas feiras livres e supermercados da região e, graças a ela, a renda familiar aumentou, nos últimos meses.

Com a assistência técnica da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap, e à orientação dos extensionistas Antônio Lima e Maria de Fátima Xavier, o produtor rural disse estar satisfeito com os resultados alcançados, levando em consideração a assistência continuada que tem recebido. 

O produtor, que inicialmente trabalhava com o cultivo de coentro, decidiu expandir a exploração da terra e otimizar o uso da água com o plantio de alface, pimentão, batata-doce e, finalmente, orientado pelos extensionistas, iniciou a produção de mamão. “Essas atividades têm melhorado o padrão de vida e a condição socioeconômica da família”, comentou Fátima Xavier.

Outro produtor rural, Damião Firmino, também tem melhorado a renda familiar com a melhor utilização das potencialidades da terra. Com recursos do Pronaf e orientação do extensionista Geraldo Braga, ele iniciou o criatório de galinha caipira de forma intensiva, e comercializa dois mil frangos por mês. Dois irmãos trabalham nesse projeto.

Com o objetivo de ampliar as atividades na comunidade, Damião Firmino decidiu iniciar uma pequena criação de suínos e também um criatório de peixes em tanques, que acredita ser mais uma alternativa de renda.