Notícias

Procon-PB realiza fiscalização educativa com crianças em Campina Grande

publicado: 03/04/2019 11h23, última modificação: 03/04/2019 11h25
03_04_19 FISCALIZAÇÃO MIRIM EM CAMPINA GRANDE (3)_1.jpg

- Foto: Secom-PB

A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor da Paraíba (Procon-PB) realizou, nesta terça-feira (2), uma fiscalização educativa com alunos do 4º ano do Colégio Autêntico, em Campina Grande. A iniciativa, que faz parte do Projeto “Por um consumo educado – o Procon-PB vai às escolas”, tem como objetivo mostrar, na prática, o direito do consumidor aos alunos da Educação Básica de Ensino. No projeto, as crianças atuam como fiscais-mirins. 

Ao todo, participaram da iniciativa, promovida pelo setor de fiscalização do Procon-PB, em parceria com o Núcleo da União de Ensino Superior de Campina Grande (Unesc), 29 estudantes. A fiscalização ocorreu em um supermercado, localizado próximo ao colégio.

A superintendente do Procon-PB, Késsia Cavalcanti, explica que os fiscais-mirins verificam produtos vencidos, impróprios para o consumo, embalagens danificadas, preços, se o número do Procon está visível ao consumidor e acondicionamento dos produtos, por exemplo, sempre supervisionados por um fiscal.  “É uma ação que acontece todos os meses, e a educação para o consumo ocorre de forma lúdica, sendo importante para a formação dos futuros consumidores conscientes”, destacou.

Para a coordenadora do Procon Estadual Núcleo UNESC, Roseli Meirelles, a ação já entrou no calendário do Procon na região da Borborema, tornando as crianças multiplicadores de um consumo cada vez mais consciente. “É gratificante ver essas crianças verificando os produtos e aprendendo os direitos do consumidor. Elas vão repassando para os pais delas e, assim, o conhecimento é propagado”, finalizou.