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Procon-PB realiza 1° Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas em João Pessoa

publicado: 17/07/2020 15h16, última modificação: 17/07/2020 15h16

A Autarquia de Proteção e defesa do Consumidor do Estado da Paraíba (Procon-PB) realizará o primeiro Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas com o objetivo de oferecer descontos aos consumidores inadimplentes e a oportunidade de reativarem seus nomes e organizarem suas contas. As negociações serão realizadas via WhatsApp pelo número (83) 3218-5441, a partir do dia 20 de julho, das 8h às 16h e seguirá até o dia 31 de julho. 

A renegociação com as empresas ocorrerá com o seguinte calendário: do dia 20 ao dia 31, haverá consulta ao SPC e Serasa; de 20 a 24, a renegociação se dará com as empresas Cagepa e Energisa; e de 27 a 31, será com as empresas TIM, Claro, Vivo, OI, NET, Brisanet, Sky, instituições financeiras, escolas e universidades.

A equipe do Procon-PB atenderá e realizará todo trâmite para a efetivação de possível acordo, e ao final será homologado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba. O I Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas é uma oportunidade que o Procon-PB oferece para que os consumidores pessoenses possam, no conforto e segurança da sua casa, realizar a negociação dos seus débitos junto às empresas.

Como participar - Para participar o consumidor da Capital deverá entrar em contato com o Procon-PB pelo WhatsApp exclusivo do Mutirão Virtual (83) 3218-5441 e enviar uma mensagem. Ao entrar no canal do atendimento do WhatsApp, o consumidor receberá uma mensagem de boas-vindas e será orientado a escolher a opção para negociação com o fornecedor desejado. No mesmo contato, também terá a oportunidade de realizar uma consulta totalmente gratuita ao banco de dados do SPC e Serasa, bastando para isso que o consumidor digite a opção “1” no rol das alternativas do atendimento virtual 

Após selecionar a opção desejada, o consumidor será redirecionado para preencher um questionário virtual, no qual irá escolher a empresa e inserir seus dados pessoais. Uma observação importante é que o consumidor deve ter uma conta de e-mail do Gmail disponível para poder preencher o formulário da negociação com a empresa. Caso o consumidor não possua esse e-mail e não saiba como cria-lo, no ato do primeiro contato com WhatsApp, constará a opção “digite 0” e seguirá as orientações, para que um dos atendentes possa auxiliar a criação do e-mail.

Segundo a superintendente do Procon-PB, Késsia Cavalcanti, o Mutirão é uma ação extremamente importante, porque possibilita a reinserção do consumidor no mercado de consumo. Ela observou que, devido à pandemia do coronavírus, o número de inadimplentes cresceu significativamente, “e o Procon-PB, visando à saúde e segurança, está próximo ao consumidor, viabilizou a possibilidade de realização de um mutirão totalmente virtual. Dessa forma, atingindo os objetivos, será estendido aos demais municípios, possibilitando que o consumidor limpe o seu nome e seja reinserido ao mercado de consumo com a devida segurança”.

Késsia salientou ainda que este I Mutirão Virtual do Procon-PB será destinado apenas para os consumidores da cidade de João Pessoa, mas, em breve, será oportunizado para os consumidores de outros municípios.

 Para esclarecer dúvidas ou realizar denúncia, o Procon-PB disponibiliza o WhatsApp (83) 98618-8330. Também está disponível o disque 151, que é gratuito e funciona de telefone fixo ou de celular. Site do Procon-PB: www.procon.pb.gov.br ou as redes socais: Instagram ou Facebook: @proconpb e Twitter @procongovpb