Notícias

Procase participa do segundo módulo de Intercâmbio em Sistematização de projetos apoiados pelo FIDA

publicado: 23/10/2018 00h00, última modificação: 09/05/2019 08h52
1 | 2
2 | 2
WhatsApp-Image-2018-10-23-at-10.16.10.jpeg
WhatsApp-Image-2018-10-23-at-10.15.54.jpeg

O programa Semear Internacional realiza, entre os dias 23 e 26 de outubro, o segundo módulo do “Intercâmbio para sistematização de experiência dos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil”. O evento acontece no Hotel Sol Victória Marina, em Salvador (BA), e reúne cerca de 15 técnicos e beneficiários destes projetos que catalogarão boas práticas realizadas em seus estados de origem e que serão inseridas em uma publicação a ser distribuída dentro e fora do país. Participam do evento, dois técnicos do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), a assessora de comunicação do Projeto, Samantha Pimentel, e o bolsista que atua como apoio técnico no território do Seridó, Jomário Pereira.

As boas práticas que são sistematizadas resultaram de ações implementadas pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) nos estados do Nordeste através dos projetos de desenvolvimento da agricultura familiar nas regiões semiáridas dos estados. São histórias de agricultores familiares beneficiados por ações e que tiveram seus cotidianos impactados no trabalho diário em suas propriedades.

Quanto às experiências do Procase, estão sendo sistematizadas as ações que vêm sendo desenvolvidas em duas áreas de assentamento, uma delas no município de Cubati, onde o projeto produtivo apoiado pelo Procase visa potencializar a ovinocultura, e a outra em Barra de Santa Rosa, onde o apoio se dá na cadeia da caprinocultura leiteira.

Segundo Jomário Pereira, técnico do Procase, o intercâmbio está sendo de grande importância para levantar e mensurar os resultados alcançados junto às comunidades beneficiadas. “O intercâmbio tem sido muito importante para compreender melhor todo o processo passado pelo projeto produtivo, através de métodos e técnicas aplicadas a isso, levantando os resultados que estão sendo alcançados. Tem sido de grande valia para compreender o que foi a atuação do Procase, como a comunidade estava antes e o que é hoje, e é muito enriquecedor ver como o projeto tem de fato evoluído e se desenvolvido”, destacou.

No primeiro módulo, realizado em Fortaleza (CE), foram ministradas oficinas com técnicas de coleta de dados e informações para o processo de sistematização, através de atividades práticas e teóricas. Ainda foi realizada uma visita de campo, na comunidade de um dos beneficiários que também participou do evento.  O grupo se dirigiu a comunidade de Trapiá, município de Massapê, interior do estado, para conhecer técnicas de reuso de água, biogás e quintal produtivo, impulsionadas na comunidade após a atuação do projeto Paulo Freire, apoiado pelo FIDA no estado.

“A Intenção deste intercâmbio com esta publicação é fazer com que as boas práticas e os resultados já apresentados sejam amplamente divulgados e que este conhecimento possa chegar em outras áreas da região Nordeste que recebam, ou não, apoio do FIDA, na tentativa de impulsionar outros agricultores e agricultoras familiares a replicarem estas ações gerando, para eles, significativa mudança de vida”, disse a coordenadora do Semear Internacional, Fabiana Viterbo.

O Intercâmbio é uma realização do FIDA e IICA, através do programa Semear Internacional e metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), IICA e Centro Técnico de Cooperação Agrícola e Rural (CTA), da Holanda.

Para este módulo, em Salvador, estão previstas oficinas para catalogação de boas práticas, texto e abordagem necessários para uma boa comunicação destas informações, e será finalizada a catalogação de todas as experiências a serem inseridas na publicação do Semear Internacional. Participarão técnicos e beneficiários dos projetos apoiados pelo FIDA no Ceará (Paulo Freire), Paraíba (Procase), Sergipe (Dom Távora), Piauí (Viva o Semiárido), Bahia (Pró-Semiárido), e vários estados através do Dom Helder Camara.

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.