Notícias

Procase apresenta ações durante encontro de Monitoramento e Avaliação entre os Projetos Fida no Brasil

publicado: 26/04/2018 00h00, última modificação: 21/05/2019 15h20

As atividades desenvolvidas nas Unidades de Aprendizagem presentes em cada um dos territórios de atuação do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), onde há ações com produção de mudas, irrigação com o uso de potes de barro, sistema de dessalinização da água, produção de forragem e reuso de águas cinzas, foram apresentadas no segundo Encontro do Grupo de Trabalho em M&A promovido pelo Programa Semear Internacional.O evento aconteceu na sede do Projeto Paulo Freire, em Fortaleza (CE), entre os dias 23 e 25 de abril, e contou com a participação de técnicos e consultores especializados em Monitoramento e Avaliação de todos os projetos apoiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) no Brasil.

 Na ocasião, também foi apresentada a experiência de protagonismo das mulheres no Assentamento São Domingos, no município de Cubati, onde o Procase apoia um projeto produtivo que objetiva potencializar a ovinocultura na região.

 Participaram do evento o consultor em M&A e Planejamento do FIDA, Rodrigo Dias, o gerente de Comunicação e M&A do Semear Internacional, Diovanne Filho, e representantes dos projetos Fida dos estados da Bahia (Pró-Semiárido), Paraíba (Procase), Ceará (Paulo Freire), Piauí (Viva o Semiárido), Sergipe (Dom Távora), e o projeto Dom Helder Camara II, que atua em onze estados brasileiros.

 Nesta edição do GT, foram apresentados cases de sucesso identificados em todos os projetos participantes, que serão divulgados no site do Programa Semear Internacional. O evento também contou com o lançamento oficial do primeiro Painel de Monitoramento, que reúne dados do avanço físico dos projetos apoiados pelo Fida no Brasil, e que também estará disponível na página do Semear.

 O objetivo do Grupo de Trabalho é fortalecer o Monitoramento e Avaliação de todos os Projetos- Fida, e dar unidade às ações com o intuito de melhor coletar os dados, indicadores e resultados alcançados, além de facilitar a publicidade destes resultados juntamente com as Assessorias de Comunicação e o Programa Semear Internacional.

 O GT foi criado em julho de 2017, e vem realizando reuniões periódicas com o intuito de integrar o trabalho de monitoramento e avaliação feito pelos projetos a partir das ações implementadas nas comunidades beneficiadas.

 O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), Organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.