Primeira reunião de Comitê discute realização do Glo.Act Paraíba

publicado: 14/03/2018 00h00, última modificação: 28/05/2019 15h38
Comite-de-Combate-ao-Trafico-e-Desaparecimento-de-Pessoas-fotos-Luciana-Bessa-1.jpg
Comite-de-Combate-ao-Trafico-e-Desaparecimento-de-Pessoas-fotos-Luciana-Bessa-5.jpg

Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico e Desaparecimento de Pessoas da Paraíba (CETDP/PB), colegiado cuja coordenação é ligada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), realizou sua primeira reunião do ano. Em pauta a discussão da construção e consolidação do plano de ação para 2018, bem como informes e encaminhamentos para realização do Glo.Act Paraíba, evento que será realizado em João Pessoa, no período de 28 a 30 de maio próximo.

O Comitê discutiu ainda os recentes casos de desaparecimentos das crianças Guilherme Marinho (7), desparecido desde o último dia 10 de fevereiro, do Conjunto Costa e Silva; e Nicole de Paiva Conceição (7), desaparecida desde o último dia 9, e residente no Bairro Mangabeira. Entre as sugestões apresentadas, os integrantes do colegiado decidiram procurar as autoridades que estão tratando do caso para buscar informações quanto às investigações e formas de ajudar na solução do caso.

Glo.Act – Segundo a coordenadora do CETDP/PB, Vanessa Araújo de Oliveira Lima, o Glo.Act é uma ação globalizada contra o crime de tráfico de pessoas, lançado no Brasil em 2017, e que conta com apoio da União Europeia (UE) e Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), quem tem financiado alguns projetos. “No caso da Paraíba, foi elaborado projeto de um curso de formação destinado aos profissionais que estão na ponta, para que conheçam as formas de enfrentamento do tráfico de pessoas, e que possam lidar com as vítimas e com a temática. O curso será financiado pela U.E. e UNODC, com contrapartida do Governo do Estado”, informou Vanessa Lima.

Vanessa Araújo adiantou que o CETDP/PB, que foi instituído através de Decreto Governamental, é um colegiado formado por órgãos governamentais e não governamentais, que trata do enfrentamento ao tráfico e desaparecimento de pessoas, só possível com o trabalho em rede”.