Notícias

Primeira paraibana a tomar vacina contra a Covid-19 recebe a segunda dose do imunizante

publicado: 15/02/2021 16h11, última modificação: 15/02/2021 16h11
1 | 2
2 | 2
IMG_8295.jpg
IMG_8252.jpeg

Primeira paraibana a tomar a vacina contra a Covid-19, a enfermeira Marineide Gouveia recebeu, nesta segunda-feira (15), a segunda dose do imunizante. A aplicação aconteceu na Secretaria de Estado da Saúde (SES), em João Pessoa. 

De acordo com o secretário executivo de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, desde o dia 08 de fevereiro, os lotes da segunda dose da vacina CoronaVac começaram a ser distribuídos para todos os 223 municípios. Ele explica que foi respeitado o tempo de 28 dias entre uma aplicação e outra, seguindo a recomendação do fabricante para completar o ciclo de imunização. Beltrammi reforça que, apesar de um grupo já estar com o esquema vacinal completo, é importante não abandonar as medidas de proteção. 

“A primeira dose da vacina não entrega tudo o que a vacina é capaz de fazer pra nos proteger, por isso há uma segunda dose. Por isso, depois que eu tomei a primeira dose, eu sigo usando máscaras, eu sigo não me aglomerando, eu sigo lavando as mãos com frequência. Em momentos como este, em que estaríamos em período de carnaval, os cuidados devem ser dobrados, mesmo tendo tomado o esquema completo, só a primeira dose e especialmente para quem não tomou nem a primeira ainda”, pontua.

Enfermeira do Complexo Hospitalar Clementino Fraga, Marineide Gouveia atua, desde o início da pandemia, na linha de frente no combate ao coronavírus. Ela afirma que, ao tomar a primeira dose, não sentiu nenhuma reação adversa e reforça a todos os paraibanos a importância de se vacinar. “Estou muito feliz, vou exercer a minha profissão com muito mais segurança. Sabemos que estamos no meio de uma pandemia que não cessou. Fico muito orgulhosa por estar representando a minha categoria, enfermagem. Quero dizer a todos, vacinem-se. E vamos nos proteger, usar todas as medidas de segurança que são cruciais para a gente enfrentar a pandemia”, reforça.  

Os grupos prioritários vigentes são os profissionais de saúde, idosos acima de 90 anos, idosos acima de 80 anos acamados ou com perda de autonomia, idosos e pessoas com deficiência em instituições e indígenas em terras demarcadas. Nesta terça-feira (16) será distribuído para os municípios o quantitativo referente à dose 2 da terceira remessa, um total de 8.390 doses. Até o momento, foi registrado no sistema de informação SI-PNI a aplicação de 91.223 doses. Desse dado, 87.696 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 3.527 com a segunda dose da vacina em toda a Paraíba.