Notícias
Primeira Mostra da Escola de Saúde Pública discute atuação do SUS na Paraíba
Com o tema “O SUS é o nosso lugar”, a Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP) deu início, na manhã desta quinta-feira (15), a uma mostra que tem o intuito de promover o diálogo sobre a atuação do SUS na Paraíba e seus futuros ramos no estado. A ideia é reunir experiências de trabalhadores, gestores, docentes, estudantes e residentes durante dois dias com apresentação de trabalhos e mesas de debates. O evento acontece até esta sexta-feira (16), na sede do Uniesp.
De acordo com a secretária de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, a inciativa da ESP em organizar a mostra é importante para dar visibilidade ao trabalho da saúde púbica na Paraíba, para apresentar o que está acontecendo e como o SUS está atuando no estado. Em sua fala de abertura, ela apontou a grande atuação do SUS durante todo o momento da pandemia, com qualidade no cuidado, na atuação e na ciência.
“O evento traz a afirmação do SUS enquanto nosso lugar. Defendemos este sistema para que seja garantida saúde a toda população paraibana de forma integral e equânime, que atenda às reais necessidades do usuário. Se hoje conseguimos estar aqui de forma tranquila, muito devemos aos SUS”, pontuou.
As atividades do evento dão destaque às experiências, vivências e pesquisas realizadas no SUS na Paraíba. A programação da mostra contempla mesa redonda, conferência, apresentação de trabalhos e eventos paralelos com público e temáticas específicas.
O diretor da ESP, Felipe Proenço, destaca que a Mostra está promovendo 260 apresentações de experiências que acontecem no SUS. “Poder trocar essas experiências e poder conhecer bem mais sobre o que está acontecendo na Paraíba e juntar isso com toda a formação em pesquisa que a ESP fomenta é um momento muito importante. Ainda mais quando a gente está perto de completar dois anos de escola. A gente vê esse momento como uma grande celebração de tudo que está acontecendo no SUS e um agradecimento a todo o apoio da SES para que esse evento possa acontecer”, observa.
Proenço explica que do evento serão recolhidas sugestões para os processos de formação que a escola tem feito como o mestrado e a residência. Além disso, os 60 trabalhos mais bem avaliados farão parte de um e-book que será produzido pela ESP. “Daqui a gente já sai com produtos para o SUS na Paraíba”, destaca.
Convidado do evento de forma remota, o consultor técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Haroldo Pontes, elogiou a escolha do tema da mostra. Para ele, o SUS ainda é a maior política pública brasileira e um dos maiores projetos sociais do mundo. “Escolher o tema de que o SUS é nosso lugar foi bem colocado e muito atual. É uma demonstração da potência do trabalho que o SUS está realizando na Paraíba. Além da mostra, gostaria de parabenizar também os debates, pois discutir perspectivas de políticas públicas voltadas para a saúde é fundamental”, completa.
A programação seguiu na parte da tarde com a mesa redonda “Desafios para formação, o cuidado e a avaliação no SUS”. Na sequência mais apresentações de trabalho e à noite a conferência “Perspectivas para as Políticas Públicas de Educação na Saúde”, com o professor Mozart Julio Tabosa Sales.
O evento continua nesta sexta-feira (16), com o Encontro de Comunicação em Saúde (ECoS), a apresentação do Cine Mostra ESP-PB, com exibição pública de ‘Coronga’ e com as mesas redondas “O que a comunicação aprendeu em uma emergência global e como enfrentar a próxima crise de saúde pública?” e “Temas emergentes e novas formas de Comunicação em Saúde: as contribuições das pesquisas e o combate às fake news”.