Notícias

Primeira-dama visita artesãos que serão homenageados no 31º Salão do Artesanato

publicado: 23/09/2019 18h02, última modificação: 23/09/2019 18h03
1 | 4
Fotos: André Lúcio
2 | 4
3 | 4
4 | 4
primeira dama visita homenageados do salao de artesanato foto andre lucio (7).JPG
primeira dama visita homenageados do salao de artesanato foto andre lucio (1).JPG
primeira dama visita homenageados do salao de artesanato foto andre lucio (4).JPG
primeira dama visita homenageados do salao de artesanato foto andre lucio (9).JPG

A primeira-dama e presidente de honra do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Ana Maria Lins, visitou, nesta segunda-feira (23), os artesãos Wilson Figueiredo e João de Deus, que serão homenageados no 31º Salão do Artesanato da Paraíba. O evento terá como tema “Metal que vira arte” e será realizado de 10 de janeiro a 2 de fevereiro de 2020, na Avenida Cabo Branco, em João Pessoa. Esta edição do Salão do Artesanato busca enaltecer o trabalho dos artistas que transformam sucatas, arames, zinco, chapas de ferro e outros metais em obras de arte, além de reunir artesãos de várias tipologias, como renda, madeira, couro, labirinto e outras. 

Para a primeira-dama Ana Maria Lins, o artesanato paraibano é de extrema qualidade e deve ser mais divulgado. Ela frisou que as visitas são importantes para que os artesãos homenageados se sintam mais valorizados e estimulados a continuarem produzindo belas obras. "Foi muito bom conhecer de perto o trabalho dos artesãos que serão homenageados no próximo Salão do Artesanato. Eu achei fantástico esse tipo de arte com metais e, certamente, o papel do Governo do Estado é valorizar cada vez mais o artesanato local. Eles são verdadeiros artistas", afirmou a primeira-dama.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, comentou que as visitas fazem parte da proposta de humanização do programa, que busca aproximar mais o PAP do artesão, fazendo com que o artista seja sempre o protagonista. “A gente só entende a realidade do artesão visitando o ateliê, conversando com ele, vendo as obras e percebendo suas verdadeiras necessidades. Então, essas visitas fazem parte dessa estratégia de humanização do Salão do Artesanato. É importante pontuar que o metal nunca foi homenageado e aqui temos 12 artesãos listados que trabalham com esse material”, frisou.

O artista plástico, escultor e artesão de Patos Wilson Figueiredo comentou que o artesanato faz parte da sua trajetória de vida e ser homenageado no Salão do Artesanato da Paraíba é uma grande satisfação. “É o reconhecimento de um trabalho feito durante muitos anos. Cheguei ao artesanato através do arame e depois vieram as esculturas. A partir de 2009, tive meu nome mais reconhecido após uma obra minha ser exposta em frente à Universidade Federal da Paraíba. Daí em diante, não faltou mais convite e venho fazendo meu trabalho ainda mais empenhado. Fiquei muito honrado em saber que serei homenageado no Salão do Artesanato da Paraíba, é um grande reconhecimento”, falou.

Nas peças de Wilson Figueiredo é possível encontrar o imaginário do sertanejo que passeia  por ficção científica e cenas do cotidiano nordestino. O artesão tem obras espalhadas por diversas áreas públicas da capital e seu ateliê fica no bairro José Américo, em João Pessoa, podendo ser visitado com hora marcada.

O artesão João de Deus, que também será homenageado no Salão do Artesanato, mora na Paraíba há 33 anos, mas nasceu no Rio Grande do Norte. Ele era mecânico e começou por curiosidade a fazer arte com peças de sucata. Atualmente, o artesanato, além de ser uma fonte de renda, também é uma terapia para o artista que, após um problema de saúde, ficou sem conseguir andar. Muitas das peças de João de Deus reproduzem personagens como Dom Quixote e Sancho Pança, além de esculturas e peças de adorno, utilitários e móveis.

“Depois que fiquei doente, há uns cinco anos, o artesanato foi meu estímulo diário para continuar lutando e hoje é minha fonte de renda. É uma honra ser homenageado nesse Salão, estava mesmo faltando essa lembrança aos artesãos que trabalham com metal. Estou muito feliz e será uma satisfação poder participar do evento no próximo ano mostrando minhas obras”, disse João de Deus.