Primeira-dama visita artesãos paraibanos no Salão do Artesanato em São Paulo

primeira dama artesanato sao paulo 1.jpg
primeira dama artesanato sao paulo 2.jpg
primeira dama artesanato sao paulo 5.jpg

A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Ana Maria Lins, participou nessa quarta-feira (9), em São Paulo, da abertura da 13ª edição do Salão do Artesanato, que tem como tema “Raízes Brasileiras”, e que conta com a participação de 13 artesãos paraibanos. O evento está sendo realizado até domingo (13), no Pavilhão da Bienal (Parque Ibirapuera), com entrada gratuita, e reúne o que há de melhor na produção artesanal brasileira de 21 estados e do Distrito Federal.

Ao lado do secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Gustavo Feliciano, e da gestora do PAP, Marielza Rodriguez, Ana Maria Lins destacou a importância da participação do artesanato paraibano no Salão do Artesanato de São Paulo. “A Paraíba, mais uma vez, participando deste evento com 13 artesãos, mostrando toda a sua riqueza através de tipologias como cerâmica, brinquedos populares e madeira”, disse, ressaltando as ações do Governo do Estado na valorização e na preservação do artesanato paraibano.

O secretário Gustavo Feliciano também destacou a importância do Salão do Artesanato de São Paulo para ampliar ainda mais a divulgação do artesanato paraibano. “Sabemos que o estado de São Paulo é uma ótima vitrine e não poderíamos ficar de fora. O estande é belíssimo, com produtos de ótima qualidade. Essa feira, além de lançar a Paraíba para os quatro cantos do Brasil, gera muitos negócios, fazendo com que a oportunidade no mercado cresça”, comentou.

Já para a gestora do PAP, Marielza Rodriguez, a participação do artesanato paraibano em um evento como o Salão do Artesanato em São Paulo exemplifica o quanto as estratégias traçadas pelo Governo da Paraíba no desenvolvimento do artesanato têm dado certo. “O que o governador João Azevêdo tem nos recomendado é justamente isto: que estejamos na base, que estejamos perto do artesão, conhecendo a realidade dele, quais são as suas necessidades, proporcionando melhorias na logística para a comercialização”, acrescentou.

Mestres homenageados – Um dos destaques na programação da 13ª edição do Salão do Artesanato em São Paulo é a homenagem a grandes mestres do artesanato brasileiro. A organização do evento, realizado pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB)/Ministério da Economia, escolheu dois mestres por região do Brasil.

No Nordeste, um dos estados escolhidos para a homenagem foi a Paraíba, que será até domingo representada pela artesã de brinquedos populares Núbia Cristina da Costa, que comemorou a honraria. “Essa homenagem foi muito importante para mim. Para mim é uma honra estar representando o meu estado”, comentou, elogiando o Governo do Estado pelo apoio dado aos artesãos paraibanos.

Marielza Rodriguez observou que a homenagem do Salão do Artesanato em São Paulo à Paraíba mostra que o artesanato do Estado tem se desenvolvido com respeito às raízes. “Ser um dos estados escolhidos pelo Salão do Artesanato em São Paulo é uma prova de que o nosso artesão tem ganhado espaço, se qualificado, mas sem abrir mão de produzir algo genuíno, que representa bem a nossa cultura”, destacou.

A artesã Núbia Cristina da Costa tem 44 anos e é do município de Esperança, no Brejo paraibano. Aprendeu a fazer bonecas de pano com a tia, aos 23 anos de idade. Os objetos, que integram a tipologia de brinquedos populares, são chamados também de bruxinhas tradicionais.

13º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras

Período: de 9 a 13 de outubro

Horário de Visitação: das 11h às 21h

Entrada: Franca