Notícias
Primeira-dama participa de inauguração de sala de terapia da Fundação Missão Resgate e destaca importância de parceria com o Governo do Estado
A primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, participou, nesta quinta-feira (16), de mais uma ampliação da Fundação Centro de Recuperação Feminino Missão Resgate, no município de Conde, Litoral Sul paraibano. A inauguração da Sala de Terapia Alimentar, destinada a crianças com Transtorno do Espectro Autista, leva o nome da mãe da primeira-dama, Maria Leônia de Medeiros Sales. A Fundação já recebeu, por meio de convênios com a Secretaria do Desenvolvimento Humano, recursos da ordem de R$ 1,4 milhão do Governo do Estado.
Na solenidade de inauguração, que contou com diversas autoridades, a exemplo da presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, Ana Maria Lins destacou a importância do apoio do Governo do Estado a entidades que desenvolvem projetos sociais. "A Missão Resgate completou 14 anos neste mês, atendendo mulheres com dependência química e também crianças com autismo. É um projeto sério, de grande importância e que, por isso, tem recebido recursos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano, para que aumente os serviços prestados aqui e atenda os que mais precisam", disse.
"É uma honra muito grande a minha mãe ser homenageada, dando nome a este novo espaço que vai ajudar no desenvolvimento da alimentação de crianças com autismo", continuou.
Gleyciane Andriola, que representou a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, ressaltou o longo apoio do Governo do Estado à Fundação Centro de Recuperação Feminino Missão Resgate. "É uma parceria que vem desde a primeira gestão do governador João Azevêdo, destinando recursos por meio de convênios para serem utilizados tanto no 'Espaço do Pequeno Autista' quanto no tratamento de mulheres em vulnerabilidade social, vítimas da dependência química", comentou.
Maria Leônia de Medeiros Sales, natural de Taperoá, na Paraíba, agradeceu a homenagem. "É com muita satisfação, com muita alegria que eu recebo essa homenagem. Eu prezo muito a assistência social, então o sentimento é de muita satisfação", externou.
As crianças com Transtorno do Espectro Autista têm seletividade alimentar. Algumas delas costumam escolher alimentos pela cor, por exemplo. Daí vem a importância da Sala de Terapia Alimentar para corrigir ao máximo essa característica.
Em sua fala, a desembargadora Fátima Bezerra ressaltou o trabalho da primeira-dama do Estado como ponte entre a população e o gestor estadual, e se emocionou várias vezes ao ser lembrada, pela direção da Fundação, do apoio destinado pelo então senador José Maranhão à ampliação e manutenção do espaço.
Já a prefeita de Conde, Karla Pimentel, evidenciou a importância do apoio recebido pelo Governo do Estado para as políticas sociais do município, especialmente à Missão Resgate. Dirigindo-se à primeira-dama, disse: "Temos muitas políticas de inclusão social, e contamos com o Governo do Estado. Aqui, fazemos o que a gestão estadual realiza. Por exemplo: comprar da agricultura familiar e distribuir com pessoas em vulnerabilidade social".
A presidente da Fundação Centro de Recuperação Feminino Missão Resgate, Valquíria Uchoa, agradeceu os investimentos recebidos do Governo do Estado. "Nós temos uma parceria importantíssima, de alimentos, de trocas de equipamentos, de recursos. Sem esse apoio, nós não teríamos condições de fazer metade do que fazemos hoje", ressaltou.
Prestigiaram a solenidade de inauguração da Sala de Terapia Alimentar o deputado estadual Michel Henrique, acompanhado de sua mãe, Edna Henrique, entre outras autoridades.
Convênios — Ao longo dos últimos 14 anos, o Governo do Estado tem firmado convênios com a Fundação Centro de Recuperação Feminino Missão Resgate. Os recursos já ultrapassam os R$ 1,4 milhão.
Os recursos são destinados tanto à manutenção como a ampliação do espaço, a exemplo da Sala de Terapia Alimentar e da escola de música, entre outras ações. "Essa parceria que temos com o Governo do Estado é muito importante não apenas para manter, mas também ampliar esse projeto. Nosso objetivo é atender não apenas as crianças de Conde, mas todo o Litoral Sul", concluiu Jorge Uchoa, vice-presidente da Fundação.