Notícias

Primeira-dama parabeniza artesãos e enaltece a beleza dos produtos expostos no Salão do Artesanato

publicado: 01/02/2022 10h47, última modificação: 01/02/2022 11h06
1 | 15
Fotos: Alberi Pontes
2 | 15
3 | 15
4 | 15
5 | 15
6 | 15
7 | 15
8 | 15
9 | 15
10 | 15
11 | 15
12 | 15
13 | 15
14 | 15
15 | 15
31_01_22 primeira dama_visita_salao_artesanato_fotos alberi pontes (76).JPG
31_01_22 primeira dama_visita_salao_artesanato_fotos alberi pontes (157).JPG
31_01_22 primeira dama_visita_salao_artesanato_fotos alberi pontes (153).JPG
31_01_22 primeira dama_visita_salao_artesanato_fotos alberi pontes (81).JPG
31_01_22 primeira dama_visita_salao_artesanato_fotos alberi pontes (56).JPG
31_01_22 primeira dama_visita_salao_artesanato_fotos alberi pontes (47).JPG
31_01_22 primeira dama_visita_salao_artesanato_fotos alberi pontes (38).JPG
31_01_22 primeira dama_visita_salao_artesanato_fotos alberi pontes (37).JPG
31_01_22 primeira dama_visita_salao_artesanato_fotos alberi pontes (32).JPG
31_01_22 primeira dama_visita_salao_artesanato_fotos alberi pontes (31).JPG
31_01_22 primeira dama_visita_salao_artesanato_fotos alberi pontes (23).JPG
31_01_22 primeira dama_visita_salao_artesanato_fotos alberi pontes (18).JPG
31_01_22 primeira dama_visita_salao_artesanato_fotos alberi pontes (15).JPG
31_01_22 primeira dama_visita_salao_artesanato_fotos alberi pontes (10).JPG
31_01_22 primeira dama_visita_salao_artesanato_fotos alberi pontes (6).JPG

A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, esteve visitando, nessa segunda-feira (31), o Salão do Artesanato, na Avenida Cabo Branco, em João Pessoa. Na ocasião, a primeira-dama dialogou com os artesãos expositores do evento, visitou diversos estandes e a Praça da Alimentação. Com o tema “Toda Arte que vem do Mar”, o Salão acontece até o próximo domingo (6), homenageando artesãs que trabalham com mariscos, escamas de peixe, conchas e outros itens do mar.

Na oportunidade, Ana Lins enalteceu o trabalho dos artesãos e reforçou o apoio do Governo do Estado às ações que promovem o crescimento e valorização do artesanato paraibano. “Apesar dos tempos difíceis de pandemia, o Salão do Artesanato vem acontecendo de forma brilhante, o público está presente e os artesãos estão tendo a oportunidade de divulgar seus belos produtos. Parabenizo os artesãos e agradeço o empenho das pessoas que, de forma direta e indireta, contribuíram para que este Salão acontecesse. Quero agradecer também aos visitantes que doaram alimentos não perecíveis que serão destinados às pessoas carentes, através do Hospital Padre Zé”, frisou. 

A primeira-dama Ana Lins ainda reforçou o papel do Governo do Estado como incentivador da cultura e do artesanato da Paraíba. “O artesanato representa a cultura e o Governo do Estado busca sempre preservar a cultura paraibana. A arte dos artesãos é uma riqueza que precisa ser valorizada e cada vez mais divulgada”, afirmou.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, comentou sobre a satisfação de poder realizar novamente o Salão do Artesanato de forma presencial e reforçou que todas as medidas contra a Covid-19 estão sendo tomadas. “É uma alegria muito grande fazer esse evento lindo de forma presencial, contando com 400 artesãos do estado. O local está todo sanitizado e seguindo todos os protocolos contra a Covid-19”, pontuou.

A gestora também aproveitou para convidar o público para visitar o Salão do Artesanato que acontece até o próximo domingo (6). “Tudo aqui está muito bem estruturado, além dessa parte dos artesãos, temos a Praça de Alimentação e apresentações culturais. O público tem respondido o nosso chamamento para prestigiar o Salão, até o momento já são mais de R$ 800 mil vendidos e arrecadamos duas toneladas e meia de alimentos na nossa ação social. Então, esperamos que até domingo, as pessoas venham visitar o evento e adquirir as peças do nosso artesanato”, falou. 

Entre as homenageadas com o tema do evento está a Ivonete da Silva, do Renascer em Cabedelo, que trabalha com mariscos e escamas de peixes. “Faço biojoias e arranjos de flores com matéria-prima que vem do mar. Junto com minhas companheiras demos início ao artesanato do marisco para ajudar o meio ambiente, foi dando certo e hoje conseguimos ganhar uma renda extra com este trabalho. As vendas aqui no Salão do Artesanato estão muito boas”, frisou. 

Já a artesã Dorinha Ramos trabalha com renda renascença há mais de 10 anos, ela contou que foi representar o artesanato paraibano em vários lugares do mundo. “Amo artesanato, faço vestidos, blusas, jogo americano e outros artigos. Por causa dessa arte fui para eventos nos Estados Unidos, no Catar, na Índia e outros lugares representando o artesanato paraibano. E este Salão está muito bacana, tudo lindo e a movimentação está boa”, comemorou. 

Quem também está feliz em participar do Salão do Artesanato é o artesão Emiliano Pereira, conhecido como Emiliano da Renascença, único homem mestre nesse tipo de arte em Monteiro. “Faz mais de 60 anos que faço artesanato, já participei de muitas feiras e salões. Adoro fazer peças de renda renascença. E estou muito contente por participar do Salão do Artesanato aqui em João Pessoa”, falou.  

Sentimento compartilhado pela artesã Francisca Botelho, que trabalha com crochê e falou que está muito satisfeita com as vendas. “Este Salão está sendo um dos melhores que participo. Todas as peças que trouxe, tanto adulto como infantil, eu vendi. Tenho agora somente as últimas peças. O Salão está muito bom e tomando os cuidados contra a Covid-19”, afirmou.

“Eu criei peças de fuxico com algodão natural para trazer especialmente para o evento. Estou gostando muito do Salão, as vendas estão boas e acabei de receber uma encomenda de várias peças para uma designer de Alagoas. Está muito legal, tudo bem organizado”, contou a artesã Ivete Alves.

A professora universitária Cláudia Fernandes foi ao Salão do Artesanato para comprar brinquedos artesanais para a filha. “Amei tudo o que vi aqui. Tem diversos brinquedos que lembram a minha infância e quero que minha filha também tenha o prazer de brincar com peças artesanais. Além disso, vou comprar também blusas de renda que achei lindas”, falou.

O Salão do Artesanato, além de fomentar a economia, gerando renda para os artesãos, também virou um atrativo a mais para os turistas que visitam a capital paraibana. É o caso da Sabrina Gonçalves, que mora em Salvador, na Bahia, mas está passando as férias em João Pessoa. “É a primeira vez que venho à Paraíba, estou adorando e gostei demais deste Salão, porque ele traz uma diversidade enorme de produtos. Fiquei apaixonada pelos colares com escamas de peixe”, comentou.

O Salão do Artesanato Paraibano é uma realização do Governo da Paraíba e do Sebrae-PB em parceria com o Empreender-PB; Empresa Paraibana de Comunicação (EPC); Companhia de Água e Esgotos da Paraíba  (Cagepa); Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB); Junta Comercial do Estado da Paraíba (Jucep); Procon-PB; Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc); Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep); Prefeitura Municipal de João Pessoa e Arquidiocese da Paraíba.  

SERVIÇO

33° Salão do Artesanato Paraibano

Data: 12 de janeiro a 6 de fevereiro 

Visitação: 16h às 22h 

Local: Avenida Cabo Branco (após o Jangada Clube)