Notícias

Primeira-dama do Estado visita Cidade Madura de João Pessoa e destaca importância de políticas públicas para idosos

publicado: 22/03/2022 16h01, última modificação: 22/03/2022 16h01
1 | 6
Fotos: André Lúcio
2 | 6
3 | 6
4 | 6
5 | 6
6 | 6
Primeira dama visita Cidade Madura em João Pessoa (11).JPG
Primeira dama visita Cidade Madura em João Pessoa (13).JPG
Primeira dama visita Cidade Madura em João Pessoa (9).JPG
Primeira dama visita Cidade Madura em João Pessoa (1).JPG
Primeira dama visita Cidade Madura em João Pessoa (8).JPG
Primeira dama visita Cidade Madura em João Pessoa (4).JPG

A primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, esteve, na manhã desta terça-feira (22), no Condomínio Cidade Madura, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. Na ocasião, ela conversou com os idosos, visitou as principais instalações do local e destacou a importância das políticas públicas voltadas para a pessoa idosa. 

Projeto pioneiro e inédito no Brasil, o Programa Habitacional Cidade Madura tem como objetivo promover moradia digna à pessoa idosa. Atualmente, o programa tem se expandido e, em breve, vai ganhar mais duas unidades: em Monteiro, no Cariri paraibano, e em Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa. 

Ana Maria destacou a importância da ampliação do Cidade Madura, que atualmente conta com seis residenciais. "A visita ao Cidade Madura teve de ser adiada por conta da pandemia - são pessoas idosas e precisavam de máxima proteção. Hoje tenho essa alegria de conhecer esse projeto, de conhecer as histórias de alguns moradores e sair daqui ainda mais ciente da importância do Cidade Madura, que tem sido ampliado, abrindo espaço para que mais idosos tenham moradia digna", disse.

A gerente executiva da Proteção Social Básica, Gilmara Oliveira, ressaltou que a visita da primeira-dama ao Cidade Madura representa o bom momento vivido pelo programa. "É um momento de mostrar a importância desse programa, que o governador João Azevêdo tem ampliado, e receber as impressões da primeira-dama do Estado para melhorar ainda mais o que já vem dando certo", comentou.

Além de João Pessoa, a possibilidade de moradia digna para os idosos está presente nos municípios de Campina Grande, Cajazeiras, Guarabira, Patos e Sousa. Cada residencial é composto por 40 casas, que atendem às normas de acessibilidade para a pessoa idosa. 

Entre os requisitos para ser contemplado pelo programa, estão: ter autonomia de mobilidade; morar na Paraíba há pelo menos dois anos; ter renda de até cinco salários mínimos e não possuir imóvel em seu nome ou do cônjuge. 

Ao lado da chefe de gabinete da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, Jailma Carvalho, e da gerente operacional do Programa Cidade Madura, Adjane Medeiros, a primeira-dama do Estado conheceu a professora de inglês aposentada Francisca Gomes.

Aos 80 anos e esbanjando lucidez, dona Francisca agradeceu a visita de Ana Maria Lins. "Fiquei muito feliz de receber a primeira-dama na minha casa e, mais ainda, por ela ter a oportunidade de ver de perto a importância do Cidade Madura para nós idosos", disse. 

Entre os benefícios para os idosos que moram no Cidade Madura, estão: guarita com segurança 24 horas em uma parceria com a Polícia Militar da Paraíba (PMPB); núcleo de assistência à saúde; centro de vivência; e uma praça, com pista de caminhada e academia de saúde ao ar livre.