Notícias

Primeira-dama do Estado prestigia feira de artesanato do Cendac e destaca importância do evento na geração de renda para as artesãs

publicado: 05/04/2024 15h22, última modificação: 05/04/2024 15h22
1 | 11
Fotos: José Marques
2 | 11
3 | 11
4 | 11
5 | 11
6 | 11
7 | 11
8 | 11
9 | 11
10 | 11
11 | 11
DSC_5831~2.JPG
DSC_5906.JPG
DSC_5999.JPG
DSC_6015.JPG
DSC_5940.JPG
DSC_5988.JPG
DSC_5929.JPG
DSC_5961.JPG
DSC_6020.JPG
DSC_5958.JPG
DSC_5842~2.JPG

A primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, visitou, no fim da manhã desta sexta-feira (5), a Feira das Mulheres Artesãs da Paraíba, que tem como tema "Mulheres Fortes, Empoderadas e Empreendedoras". A nona edição do evento está sendo realizada até este sábado (6) no pátio da Empresa Paraibana de Turismo (PBtur), na orla marítima de João Pessoa, reunindo cerca de 200 artesãs de 40 municípios paraibanos — uma iniciativa do Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac).

A expectativa é que a Feira das Mulheres Artesãs 2024 receba um público estimado em nove mil pessoas durante os três dias de evento. Entre os municípios participantes estão São Bento, Pombal, Campina Grande, Pocinhos, Picuí, Juazeirinho, João Pessoa, Cabedelo, Bayeux e Santa Rita.

Durante a visita, acompanhada também pela segunda-dama Camila Mariz, Ana Maria Lins, que é presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), conversou com as artesãs e destacou a importância de mais esta iniciativa na geração de renda para as mulheres artesãs. "É com muita alegria que estou hoje aqui, conhecendo artesãos de vários municípios da Paraíba — é um evento já consolidado, que já chega à nona edição. E, antes de tudo, é uma grande oportunidade de divulgação dos produtos desses brilhantes artesãos e artesãs, num local privilegiado, que é a orla de João Pessoa", disse.

"Esta é mais uma ação para fortalecer o nosso artesanato. Estas artesãos estão aqui hoje, mas em breve estarão no Salão do Artesanato, em junho, lá em Campina Grande. Então, são eventos que buscam fomentar o artesanato, dando protagonismo principalmente às mulheres", observou Ana Maria Lins.

A segunda-dama Camila Mariz evidenciou a qualidade dos produtos artesanais comercializados na Feira das Mulheres Artesãs. "É uma feira muito organizada, com tantos produtos bonitos, de qualidade, cada artesã expondo o que tem de melhor, o seu talento. E esse belíssimo evento mostra que as ações do Governo da Paraíba, do governador João Azevêdo, do vice Lucas Ribeiro, não se restringem apenas ao Salão, mas são adotadas o ano inteiro. E isso tem fortalecido o segmento no nosso estado", comentou.

Já a presidente do Cendac, Valquíria Alencar, ressaltou a importância da visita da primeira e da segunda-dama ao evento. "Nós nos sentimentos extremamente honradas com a visita da primeira-dama Ana Maria Lins e de Camila Mariz, uma visita longa e proveitosa. É uma feira com muitos produtos diversificados, uma produção rica. E tudo isso se alinha com as ações do governador João Azevêdo para fortalecer o artesanato paraibano, segmento que gera renda para muitas mulheres. Então, o sentimento é de muita gratidão", afirmou.

A artesã Maria de Fátima Mendonça trabalha com costuras criativas, tipologia que engloba o bordado, por exemplo. Para ela, a visita de Ana Maria Lins e de Camila Mariz à Feira das Mulheres Artesãs confirma o compromisso do Governo com o segmento. "Para todas nós, receber essa visita é uma alegria muito grande, porque na gestão do governador João Azevêdo o artesanato tem recebido uma dedicação muito grande, e isso nos estimula ainda mais, oferecendo muitas oportunidades para todas nós. Então, um momento como este é só alegria e gratidão", externou, fazendo questão de destacar que participa da Feira das Mulheres Artesãs desde as primeiras edições.

Sentimento compartilhado também pela artesã de São Bento, no Sertão paraibano, Geane Borges, que trabalha com tecidos. "A organização dessa feira é maravilhosa, a gente se sente em casa. Agora, com a visita da primeira-dama Ana Maria Lins, nos sentimentos ainda mais felizes e honradas, porque essa gestão tem feito muito pelo artesanato do nosso estado", concluiu.

Programação — A nona edição da Feira das Mulheres Artesãs será realizada até este sábado, com encerramento previsto para as 13h.

Entre os destaques da programação, está a entrega de medalhas às artesãs e às mulheres inspiradoras, entre as quais está a jornalista Nelma Figueiredo, que faleceu em 2018 — a entrega das medalhas ocorrerá hoje, a partir das 17h, com apresentação artística e forró pé de serra.

Já neste sábado, último dia da Feira, ocorrerá a entrega de certificados às artesãs participantes da nona edição da Feira das Mulheres Artesãs, que já faz parte do calendário de eventos da Paraíba.