Notícias

Primeira-dama do Estado prestigia exposição e destaca importância da divulgação do artesanato paraibano no Rio

publicado: 16/12/2022 13h37, última modificação: 16/12/2022 13h37
1 | 10
2 | 10
3 | 10
4 | 10
5 | 10
6 | 10
7 | 10
8 | 10
9 | 10
10 | 10
WhatsApp Image 2022-12-16 at 09.33.25-2.jpeg
WhatsApp Image 2022-12-16 at 00.34.03.jpeg
WhatsApp Image 2022-12-16 at 10.16.29.jpeg
WhatsApp Image 2022-12-16 at 00.34.04.jpeg
WhatsApp Image 2022-12-16 at 09.56.29.jpeg
WhatsApp Image 2022-12-16 at 00.34.07.jpeg
WhatsApp Image 2022-12-16 at 09.34.09.jpeg
WhatsApp Image 2022-12-16 at 09.33.25.jpeg
WhatsApp Image 2022-12-16 at 00.34.08.jpeg
WhatsApp Image 2022-12-16 at 09.34.08.jpeg

A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, prestigiou, na noite desta quinta-feira (15), no Rio de Janeiro, a abertura da exposição "Paraíba — um estado de artesanato", que vai mostrar o que há de melhor no artesanato paraibano durante a alta estação da capital fluminense, em uma ação compartilhada entre o Governo do Estado e o Sebrae. 

A mostra ficará aberta ao público a partir desta sexta-feira (16) e vai até o dia 15 de março de 2023 com a participação de mais de 100 artesãos — representando todas as tipologias produzidas do Litoral ao Sertão, no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab)/Sebrae. 

Na solenidade de abertura, que contou com show de Elba Ramalho e com parte do desfile da coleção #SomosTodosParaiba, além de outras atrações culturais, como o grupo de Xaxado do Sesc, Ana Maria Lins destacou o momento para o artesanato paraibano. "Este momento representa mais um marco histórico para a Paraíba. Somos vitrine no Centro do Artesanato Brasileiro, somos um estado de artesanato", comentou. 

"O artesanato paraibano é considerado um dos mais belos e ricos do País. E a partir de hoje ganha a oportunidade de mostrar toda essa riqueza em renda renascença, em algodão colorido, peças em cerâmica, madeira, metal e couro — artes que preservam nossa história, nossas raízes. Então, é com muita alegria e gratidão que convido a todos a conhecerem nossa Paraíba, o Estado do artesanato", prosseguiu Ana Maria Lins. 

A secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Rosália Lucas, ressaltou o desafio do Governo em promover o evento durante 90 dias. "Foi uma união de forças do Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, com o apoio do PAP, da Empresa Paraibana de Turismo, a PBTur, Fecomércio, Sesc/Senac, unindo cultura, unindo artesanato, trazendo a cachaça paraibana, a gastronomia, com Onildo Rocha, a nossa música com Elba Ramalho. A Paraíba vem com força divulgando para atrair o turista", afirmou. 

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, destacou a satisfação em ver a Paraíba com toda a visibilidade trazida pela mostra. “Uma das maiores satisfações que senti na minha vida profissional foi ver a nossa Paraíba em noite de glória no Rio de Janeiro com o nosso artesanato como protagonista. Realmente uma oportunidade sem precedentes que vai fechar a primeira gestão do governador João Azevêdo com chave de ouro", disse. 

O diretor-técnico do Sebrae-PB, Luiz Alberto Amorim, também ressaltou a divulgação da Paraíba na alta estação do Rio de Janeiro. "A Paraíba nunca havia usufruído desse espaço e agora surge essa oportunidade. Mais que isso, surge a oportunidade na alta estação. Então, nada melhor que trazer a cultura paraibana para que o turista do mundo possa conhecer — o Rio é uma cidade que recebe gente de todo o mundo. E vamos estar de dezembro a março. Vamos pegar Réveillon, carnaval, ou seja, a alta estação carioca vai ser aproveitada para mostrar a cultura e o potencial turístico da Paraíba", comentou.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, disse que a exposição "Paraíba — um estado de artesanato" é a oportunidade para se divulgar ainda mais o destino. "Além de divulgar o artesanato em várias tipologias, a gente está mostrando também como é o nosso Litoral, o nosso Brejo, o nosso Cariri, o nosso Sertão. Então, o que a gente quer mostrar para as pessoas durante esses três meses é que vão à Paraíba, porque além do artesanato riquíssimo, tem muitos outros atrativos para eles visitarem, curtirem com suas famílias, com os seus amigos", disse, adiantando que a PBTur vai promover uma série de ações no Crab para divulgar o destino Paraíba.

Haendel Melo, um dos responsáveis pelo desfile, falou da alegria em poder mostrar toda a beleza da renda renascença. "Sempre é uma alegria muito grande a gente poder trazer a renascença, que é o ouro da Paraíba, e poder mostrá-la aqui no Rio de Janeiro. Se já foi muito feliz a gente fazer aquele desfile em João Pessoa — para mim o desfile mais bonito da história da moda da Paraíba — e agora poder trazer um pedacinho dele aqui para o Rio de Janeiro é extremamente gratificante", externou. 

O chef Onildo Rocha também externou satisfação em mostrar um pouco da gastronomia paraibana. "Eu costumo dizer que eu venho carregando há oito anos a Paraíba no prato com muita alegria no peito, levando para o Brasil e para fora do Brasil gastronomia nordestina, a gastronomia paraibana", disse.

Com a curadoria do designer Renato Imbroisi, que há pelo menos 20 anos conhece o artesanato paraibano, a exposição "Paraíba — um estado de artesanato" mostra o que há de melhor e de mais genuíno da produção artesanal de todas as regiões do estado — do litoral ao Sertão. Renda renascença, algodão colorido, cerâmica e brinquedos populares são algumas das tipologias da mostra, em um período de alta temporada do Rio de Janeiro. Portanto, com um imenso fluxo de visitantes.

Também prestigiaram a abertura da exposição a atriz Suzy Lopes – que está atuando na novela Mar do Sertão –, o repentista da novela, Lukete, o ator pernambucano Bruno Dubeux, o deputado federal eleito Lindbergh Farias

Serviço:

"Paraíba — um estado de artesanato" 

Endereço: Praça Tiradentes 69/71, Centro do Rio de Janeiro 

Funcionamento: terça-feira a sábado, das 10h às 17h 

Ingresso: entrada franca 

Website: https://crab.sebrae.com.br/