Primeira-dama discute ampliação de parceria com Instituto Vida Autismo

primeira dama visita instituto vida autista foto andre lucio (3).JPG
primeira dama visita instituto vida autista foto andre lucio (5).JPG
primeira dama visita instituto vida autista foto andre lucio (9).JPG

A primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, visitou nesta sexta-feira (20) o Instituto Vida Autismo da Paraíba. Localizado no bairro do Cristo, em João Pessoa, o espaço oferece, há dois anos, atendimento a 20 famílias, cujas crianças têm o grau 3 do Transtorno do Espectro Autista (TEA), considerado severo.

Entre os serviços oferecidos pelo Instituto Vida Autismo, mantido por uma associação de pais em parceria com o Governo do Estado, estão atividades recreativas, treinamento de habilidades básicas para a autonomia e atividades físicas.

Na ocasião, Ana Maria Lins destacou a importância do espaço para os pais das crianças. "A exemplo de tantas instituições que temos visitado, o Instituto Vida Autismo oferece um serviço de grande importância para essas famílias. Ouvimos atentamente as reivindicações da diretoria, que serão levadas ao governador João Azevêdo", afirmou.

Já a presidente do Instituto Vida Autismo, Izabela Lima, agradeceu a visita da primeira-dama ao espaço. "Essa visita nos deixou muito otimistas com relação à ampliação dessa parceria com o Governo do Estado. São famílias de baixa renda, que precisam muito da ampliação desse apoio. Agradecemos muito essa oportunidade", disse.

Acompanhou a visita a presidente da Associação Paraibana de Autismo (APA), Hosana Carneiro. "A visita da primeira-dama reforça a nossa esperança, principalmente representando um governo que tem tanta sensibilidade pela causa da pessoa com deficiência. Estamos todos gratos", comentou.

Entre as histórias conhecidas pela primeira-dama está a da dona de casa Rizoneide Freitas. Mãe de Thalles, de 14 anos, Rizoneide, que também é diretora do Instituto Vida Autismo, sabe a importância dos serviços oferecidos pelo espaço. "O meu filho veio apresentar os sintomas do autismo aos 2 anos e meio de idade. Até os cinco anos, quando o diagnóstico foi concluído, sofremos muito, o que não teria acontecido se na época eu tivesse um lugar desse à disposição, em que trocamos muita informação", comentou Rizoneide.

Atualmente, o Instituto Vida Autismo conta com serviços de psicopedagogia, educação física e assistência terapêutica. Em parceria com uma empresa sediada na Inglaterra, tem assessoria on-line na capacitação dos profissionais que trabalham na associação.

Parcerias com clínicas e profissionais também são formadas para ministrar palestras aos pais para uma melhor convivência com o Transtorno do Espectro Autista.