Primeira-dama conhece trabalhos de ressocialização em Campina Grande e destaca importância da humanização nas unidades prisionais

publicado: 23/03/2022 20h28, última modificação: 23/03/2022 20h28
Fotos: André Lúcio
DSC_7510.JPG
DSC_7634.JPG
DSC_7638.JPG
DSC_7607.JPG
DSC_7542.JPG
DSC_7534.JPG

A primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, esteve, na tarde desta quarta-feira (23), em Campina Grande, oportunidade em que conheceu os projetos de ressocialização executados nas unidades prisionais do município pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária, a exemplo do "Castelo de Bonecas CG". Na ocasião, foram firmadas parcerias para exposição e comercialização de peças artesanais confeccionadas pelas reeducandas durante o 34° Salão do Artesanato Paraibano, que será realizado de 10 a 30 de junho naquela cidade.

Na Penitenciária Regional Feminina de Campina Grande, Ana Maria Lins conversou com as reeducandas e destacou a importância dos projetos de ressocialização nas unidades prisionais do Estado. "Esses projetos são de extrema importância, pois ensinam os reeducandos uma profissão, capacitando essas pessoas a voltarem a conviver em sociedade. O Governo do Estado tem uma política de inclusão. Incluir significa oferecer oportunidade a quem deseja ter e aproveitar essa oportunidade, o que é mais importante", afirmou.

A primeira-dama do Estado conheceu, ainda, os projetos de ressocialização desenvolvidos pela Penitenciária Padrão de Campina Grande (artesanato) e pelo Presídio do Serrotão (artefatos de concreto e panificação).

A diretora da Penitenciária Feminina Regional de Campina Grande, Anairis Almeida, agradeceu a visita da primeira-dama e destacou a importância do apoio dela aos projetos de ressocialização. "É importante que a primeira-dama tenha conhecimento, veja como ocorrem os projetos de ressocialização nas unidades prisionais. É um passo importante para aquelas reeducandas que querem mudar de vida", comentou.

O "Castelo de Bonecas CG" é uma ampliação do projeto realizado na Penitenciária Feminina Júlia Maranhão, em João Pessoa, e que vem conquistando cada vez mais sucesso. Entre os benefícios, está a ocupação das reeducandas e, acima de tudo, qualificação profissional.

O diretor da Penitenciária Padrão de Campina Grande, Leandro Batista, também agradeceu a visita da primeira-dama e destacou a importância dos projetos de ressocialização para os apenados. "Essa visita é o reconhecimento de que temos feito um trabalho dentro da filosofia do Governo do Estado, que é oferecer oportunidades para quem deseja mudar de vida. São projetos que, no dia a dia, se mostram muito eficazes na ressocialização, o que percebemos na mudança de comportamento", disse.

Já o diretor do Serrotão, Lenni Sucupira, ressaltou os impactos positivos dos trabalhos de ressocialização desenvolvidos na unidade prisional. "Nós vemos a presença da primeira-dama com muito bons olhos, haja vista que a produção do Serrotão pode vir a auxiliar o Estado. Um bom exemplo é a nossa fábrica de artefatos de concreto, onde fabricamos quase todos os módulos de concreto: placas, blocos, cobogós, coisas que o Estado sempre está comprando e que podemos produzir para o próprio Estado. Então veja só que pulo podemos galgar", explicou.

Prestigiaram ainda a visita da primeira-dama à Penitenciária Regional Feminina de Campina Grande a diretora da Penitenciária Feminina Júlia Maranhão, Cinthya Almeida, e a gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Marielza Rodriguez, que fechou parcerias para exposição e comercialização de peças artesanais confeccionadas nas unidades prisionais de Campina Grande durante o 34° Salão, que será realizado de 10 a 30 de junho no município.