Notícias
Prima emociona pacientes e colaboradores na Semana da Mulher do Trauma
Ao longe os acordes de flauta e violino ecoam pelos corredores do hospital. Aos poucos, o som das músicas Anunciação, de Alceu Valença; e Emoções, de Roberto Carlos, se aproximam. Alguns pacientes se levantam de seus leitos, outros aguardam, curiosos. Acompanhantes recebem os instrumentistas com um misto de surpresa e alegria. Nos corredores é possível ver olhos marejados misturados com sorrisos largos em forma de gratidão. Tudo isso aconteceu durante a visita dos alunos e professores do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima), na tarde desta segunda-feira (09).
A ação, uma parceria do Hospital de Emergência e Trauma com o Prima, fez parte da programação da Semana da Mulher. Para a gerente multiprofissional Ingrid Vilar, a sensação foi de dever cumprido. “Estamos no caminho certo em busca de uma saúde cada vez mais humanizada. E ver a emoção dos pacientes nos corredores deixou toda equipe bastante satisfeita. A intervenção musical traz um pouco de humanização, transformando esse lugar, que para muita gente é aversivo, um pouco mais agradável. Por isto, nossa parceria com o Prima será fixa, provavelmente mensal”, afirmou.
O sonho da psicopedagoga Marcela Carvalho era trazer o grupo para atuar no Hospital de Trauma. “Quando comecei a trabalhar no complexo hospitalar, percebi o emocional das crianças muito abalado e elas só relaxavam com música. Foi neste contexto que conseguimos conversar com o pessoal do Prima e fechar essa parceria de sucesso. Eu já conhecia o trabalho deles com resultados significativos de crianças evoluindo na parte cognitiva e emocional, e é isto que queremos aguçar em nossos pacientes”, comentou.
O subsecretário de Cultura e coordenador do Prima, Milton Dornelas, está empolgado com a parceria. “Sabemos que numerosas são as pesquisas que demonstram o impacto da música nas emoções, no comportamento e, consequentemente, na saúde das pessoas. O ato de tocar e/ou ouvir um instrumento teria um amplo efeito benéfico, visto que diversas áreas do cérebro – responsáveis pela linguagem, atividades motoras, memória e sentimentos – são ativadas”, esclareceu.
A colaboradora Wamberta Valéria ficou bastante emocionada de ver integrantes de uma orquestra tão de perto. “É muita emoção ouvir músicas que embalaram a minha vida sendo tocadas no violino. Eu gostei muito, foi a melhor forma de começar a segunda-feira, após o Dia Internacional da Mulher. Este momento tocou a minha alma e acalmou a todos que eram invadidos pelo som”, agradeceu.
Já o paciente Tiago Pereira ficou perplexo com a inesperada surpresa. “Eu nunca vi uma coisa tão bonita quanto esta. Eu só tinha assistido uma única vez na televisão, mas ver pessoalmente arrepiou a minha alma, trazendo paz e a certeza que sairei logo deste hospital. Muito obrigado a todos os envolvidos nesta ação, vocês fizeram a diferença na minha recuperação”, completou emocionado.
Essa ação fez parte da Semana da Mulher no Hospital de Trauma, que está sendo realizada entre os dias 09 e 12 de março com diversas atividades para colaboradoras, pacientes, acompanhantes e visitantes, no período da tarde. Nessa segunda-feira, as funcionárias e acompanhantes ainda puderam desfrutar de uma tarde de beleza com cortes de cabelos e esmaltação com a equipe da Bia Coméstico Espaço da Beleza.