Notícias

Presidente da Cagepa realiza visita técnica em obra da Estação Elevatória de Esgotos

publicado: 25/01/2023 17h20, última modificação: 25/01/2023 17h20
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
Cagepa estacao elevatoria de esgoto beira rio (1).jpeg
Cagepa estacao elevatoria de esgoto beira rio 2.jpg
Cagepa estacao elevatoria de esgoto beira rio 3.jpg
Cagepa estacao elevatoria de esgoto beira rio 4.jpg

O presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Neves, acompanhou, nesta terça-feira (24), o andamento das obras que irão revitalizar a Usina I, localizada na Avenida Beira Rio, principal Estação Elevatória do sistema de esgotamento sanitário da Capital. A reforma, que deve ser concluída até o final deste ano, já está 40% executada.

A modernização do espaço conta com a construção de um edifício que abrigará a nova subestação elétrica, que tem uma potência de 1.000 Kva. O prédio também vai acomodar um equipamento de remoção de odores, aparelho de última geração que será adquirido pela Cagepa para evitar a disseminação do mau cheiro dos gases produzidos na Elevatória.

Marcus Vinícius destaca também a instalação de um gerador de energia de grande porte e as novas casas de bombas, que terão pontes com monovias para retirada de equipamentos, o que vai auxiliar o trabalho dos empregados. “Dentro desse contexto, a Cagepa vem atuando não só para aumentar o índice de cobertura de esgotamento sanitário na cidade, mas também para dotar todo o sistema de coleta e tratamento de esgotos com a devida regularidade na operação, por meio da modernização dos equipamentos. Ações como essa garantem integridade e sustentabilidade ambiental, além de conferir um serviço de qualidade para a população”, disse.

A obra faz parte do contrato com o Banco Mundial e está orçada em R$ 5 milhões. Deste montante, só a revitalização do espaço físico e recuperação estrutural da estação elevatória gira em torno de R$ 1,8 milhão.

Ainda de acordo com Marcus Vinícius, a revitalização da Usina I é parte de um projeto completo de reorganização da rede de esgotamento sanitário de João Pessoa. “Além da obra na Usina I, estamos ampliando o quarto módulo da Estação de Tratamento de Mangabeira, construindo a Estação de Tratamento do polo do Róger, além da nova Usina II, na Avenida Maria Rosa, em Manaíra, que vai melhorar o transporte dos esgotos da região da praia para o destino final de tratamento. Essa série de melhorias vai conferir confiabilidade no sistema pelos próximos 20 anos”, detalhou.

O presidente também ressaltou o investimento feito pelo Governo do Estado, por meio da Cagepa, na ampliação da rede de esgotamento sanitário dos bairros do José Américo, Seixas, Penha, Valentina, Cidade Verde Mangabeira 8 e Polo Turístico.