Prefeitos da região de Catolé do Rocha renovam com Empaer adesão ao Garantia Safra

publicado: 24/11/2023 16h26, última modificação: 24/11/2023 16h27
Adesão 24-11.jpg
Adesão2 24-11.jpg
4adesão 24-11.jpg

Os prefeitos dos municípios de Mato Grosso, São José do Brejo do Cruz, São Bento, Brejo dos Santos e Brejo do Cruz, que integram a Região de Catolé do Rocha, no Sertão, assinaram com a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) os termos de adesão ao Programa Garantia Safra, que vai beneficiar centenas de agricultores familiares garantindo a segurança alimentar dos que sofreram perda de safra, por razão de estiagem ou enchente.

Na quinta-feira (23), o gerente regional da Empaer em Catolé do Rocha, José Wilson da Silva, juntamente com integrantes da Equipe Estadual do Garantia Safra, Abraão Clementino de Assis e Francisco Jossean Alves Bezerra, se reuniram com os prefeitos destes municípios para discutir o atendimento aos agricultores beneficiários do programa.

Na ocasião, assinaram o documento de adesão a prefeita em exercício de Mato Grosso, Gidalva Lima; a prefeita de São José do Brejo do Cruz, Ana Maria; o secretário da Agricultura de Brejo dos Santos, Erinaldo Vieira; e os prefeitos de São Bento, Jarques Lúcio da Silva Segundo; e de Brejo do Cruz, Tales Torricelli de Sousa Costa e Silva, sendo que estes últimos assinaram durante a 2ª Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária que aconteceu na semana passada, em João Pessoa.

O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), executado em parceria com o Governo da Paraíba, que tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos a perda de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico.

Têm direito a receber o benefício, em parcela única de R$ 850, os agricultores com renda mensal de até 1 salário mínimo e meio, quando tiverem perdas de produção igual ou superior a 50%. O Garantia-Safra é pago de acordo com o calendário de pagamento dos benefícios sociais.