Prazo de cadastro para mapeamento de ONGs e protetores independentes de animais encerra sexta-feira

publicado: 26/06/2018 00h00, última modificação: 14/05/2019 11h07
cadastro-de-ONGs-e-protetores-independentes-de-animais_foto-carol-andrade-5.jpg

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) se reuniu, nesta terça-feira (26), com representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) das quatro Macrorregiões e do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB), com o intuito de apresentar o edital de chamamento público para participar do projeto de controle de natalidade de cães e gatos. Na ocasião, também foi divulgado que o prazo de cadastro para mapeamento de ONGs e protetores independentes desses animais foi ampliado e vai até a próxima sexta-feira, dia 29 de junho.

Durante o encontro, a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES (Gevs), Renata Nóbrega, detalhou os principais pontos do edital, que será lançado em breve. O objetivo do projeto é contratar empresa para prestação de serviços veterinários, especializado na esterilização cirúrgica de cães e gatos. “A comissão foi estabelecida e cumpriu com o seu objetivo”, disse.

O chefe do Núcleo de Controle de Zoonoses da SES, Francisco de Assis Azevedo, explicou como o processo ocorrerá após o lançamento do edital: “Nós vamos fazer parcerias com as clínicas veterinárias. Vamos selecionar uma clínica por Macrorregional de Saúde nas suas sedes: João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa. Essas clínicas selecionadas vão fazer as esterilizações de acordo com o que está no projeto, dentro da sua área de jurisdição”.

Para a presidente da Comissão de Ética, Bioética e Bem Estar Animal do CRMV-PB, Elisiane Marques, o projeto é uma iniciativa interessante para evitar a proliferação de animais errantes. “Achei extremamente pertinente, pois aumentando o número desses animais, aumenta também o número de zoonoses e o número de animais que serão maltratados”, completou.

O cadastro online pode ser preenchido até o dia 29 de junho por meio dos seguintes links:

Cadastro estadual de protetores independentes de animais

Cadastro estadual de ONGs protetoras de animais