Notícias
Porto movimenta mais de meio milhão de toneladas nos 5 primeiros meses
O Porto de Cabedelo vem registrando crescimento na movimentação mesmo diante do cenário de crise econômica nacional que ainda persiste no país e atinge o setor de infraestrutura e transporte. No ano passado, a movimentação do porto cresceu mais de 11% em relação a 2016. Este ano, o terminal já registra aumento em relação aos primeiros cinco meses do ano tendo movimentado 517.434 toneladas, ou seja, mais de meio milhão de toneladas em produtos movimentados entre importação e exportação.
A carga mais movimentada no Porto de Cabedelo é formada por derivados de petróleo (gasolina, diesel e diesel S-10). Até o mês de maio, 27 navios atracaram no berço 101 do terminal paraibano e descarregaram 209.771 toneladas de derivados de petróleo. O combustível que chega ao Porto é distribuído para abastecer todo o Estado da Paraíba e ainda cidades do interior dos estados vizinhos de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.
A segunda carga mais movimentada no Porto este ano foi o coque de petróleo (petcoke) que com 5 navios procedentes dos Estados Unidos desembarcou 141.803 toneladas do produto. O petcoke desembarcado na Paraíba é usado nas fabricas de cimento do Estado e parte tem como destino final do Estado do Pará.
Nove navios graneleiros desembarcaram até o mês de maio no Porto de Cabedelo descarregando 109.526 toneladas de trigo.
Também descarregaram 13.450 toneladas de malte, produto usado na fabricação de cervejas do Estado, e 8.014 de bentonita.
O Porto de Cabedelo também exportou nos primeiros cinco meses do ano 34.870 de outros produtos, sendo 30.037 de ilmenita e 4.833 de granito.
A presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo, acredita que mesmo diante do prolongamento da crise econômica que ainda atinge o país, o Porto de Cabedelo deve manter a tendência de crescimento na movimentação para este ano. Ela destaca que investimentos estão sendo feitos para atrair novas operações e garantir a continuidade e aumento das que já são executadas.