Plano de Segurança: Porto de Cabedelo e parceiros realizam exercício com êxito

docas promove simulado de acao emergencial (2).JPG
docas promove simulado de acao emergencial (3).JPG
docas promove simulado de acao emergencial (4).JPG

Mais um exercício de emergência no entorno do Porto de Cabedelo foi realizado com êxito, na manhã desta quarta-feira (27), com a participação de 14 instituições, empresas ou entidades. A ação faz parte do Plano de Ajuda Mútua da Cidade de Cabedelo (Pamcic) e, neste ano, simulou uma colisão entre dois caminhões e um veículo de pequeno porte, com derramamento de combustível, resgate a vítimas e princípio de incêndio.

“Nossa palavra é de agradecimento e responsabilidade. Agradecimento por todos que se envolveram direta ou indiretamente; e responsabilidade porque avalio que estamos preparados para dar uma resposta rápida e positiva”, afirma a presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), Gilmara Temóteo. “O simulado foi uma confirmação da nossa eficiência”, acrescenta.

Este é o terceiro exercício de emergência realizado desde 2017, quando foram retomadas as atividades do Pamcic. “Com muito comprometimento, ampliamos o simulado, envolvendo várias situações e podemos afirmar que nossa equipe está preparada para sinistros de várias naturezas”, avalia o major Antônio da Silveira, comandante da 1ª Companhia Independente de Bombeiro Militar de Cabedelo.

“Precisamos estar juntos e alinhados para que possamos reduzir os erros e prestar todo o apoio necessário”, pontua Fernando Macedo, secretário da Defesa Civil de Cabedelo. Depois do exercício, que foi realizado na BR-230, na altura do Cabedelo Clube, os envolvidos fizeram uma reunião de avaliação e será ainda construído um relatório para detalhar os acontecimentos. “Nossa avaliação é extremamente positiva. Todos se empenharam bastante e isso prova nossa preocupação com a segurança de toda a comunidade portuária”, afirmou Lusielson Pereira, técnico em Meio Ambiente da Docas-PB e um dos responsáveis pelo simulado.

Simulado volta a ser periódico – De acordo com a Companhia Docas, o Pamcic ficou inativo por um longo período e foi reativado em 2017. Desde então, são feitas reuniões periódicas com o objetivo de alinhar o plano de segurança e ainda atrair outras entidades. O primeiro exercício simulou o transbordamento de um tanque de combustível e, em 2018, com o apoio da Capitania dos Portos da Paraíba, foi simulado o derramamento de combustível na região do cais do Porto de Cabedelo. A operação deste ano foi a maior já realizada no Pamcic.

Entes envolvidos no Pamcic ­– Pelo menos 14 órgãos, empresas ou entidades participaram do simulado de forma direta ou indireta: Companhia Docas da Paraíba; Corpo de Bombeiros Militar; Policia Militar; Defesa Civil de Cabedelo; Guarda Municipal de Cabedelo; Secretaria de Mobilidade Urbana de Cabedelo; Secretaria de Saúde de Cabedelo, Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura de Cabedelo, Transpetro, Transporte Rodoviário Nordestino, Policia Rodoviária Federal, Bombeiros Civis, Liga de Emergência e Trauma da Paraíba e Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba.