Notícias
Pesquisadores da Paraíba apresentam Centros Multiusuários em Workshop com a Finep
Pesquisadores da Paraíba participam nesta quarta-feira (21) do Workshop Laboratórios e Equipamentos Multiusuários na Paraíba: Gestão, Desafios e Oportunidades. O evento está sendo realizado até as 18 h, no Sebrae, em João Pessoa. O workshop é uma realização da Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia (Seirhmact), Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Ciente de que a pesquisa acadêmica demanda, em geral, equipamentos avançados e de difícil aquisição devido aos altos custos envolvidos ─ desde a aquisição, manutenção e utilização apropriada de tais infraestruturas, o Governo do Estado da Paraíba vem incentivando a aplicação racional de tais investimentos por meio da criação de Centros Estaduais de Infraestrutura Científica e Tecnológica de Caráter Multiusuário – CEICTM, em áreas estratégicas de impacto no Estado. Tais Centros, cuja atuação se dá em mais de um Campus da UEPB, reúnem equipamentos complementares e/ou compartilháveis que são disponibilizados a diferentes usuários da UEPB ou de instituições parcerias.
Existem ainda outros laboratórios multiusuários nas ICTs do Estado, em sua maioria, resultantes de parcerias com a Finep ou CNPq. Tais infraestruturas de caráter multiusuário podem ser acessadas por usuários de diversas áreas do conhecimento, vinculados às ICTs ou às empresas, domiciliadas ou não no Estado da Paraíba, de forma a viabilizar, aprimorar e promover pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação no Estado da Paraíba – consolidando e ampliando a inserção das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
De forma a contribuir com as ICTs na identificação de modelos de gestão dos equipamentos multiusuários, facilidades e dificuldades identificadas pelos gestores, pesquisadores e usuários nos próximos anos de operação – a Seirhmact e a Fapesq promove esse Workshop sobre o tema, ouvindo experiências já consolidadas e as demandas locais.