Notícias

PBTur vai instalar Centro de Informações Turísticas no Salão do Artesanato Paraibano, na praia do Cabo Branco

publicado: 12/01/2023 16h50, última modificação: 12/01/2023 16h50
unnamed (12).jpg

A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) vai instalar um Centro de Informações Turísticas durante a realização da 35ª edição do Salão do Artesanato Paraibano, que será aberto nesta sexta-feira (13), na praia do Cabo Branco, em João Pessoa. O serviço será voltado aos turistas e visitantes do Salão que buscam informações detalhadas sobre os principais roteiros turísticos do Destino Paraíba. A organização do Salão destinou um espaço para que os técnicos da PBTur possam atender ao público de 13 de janeiro a 05 de fevereiro, das 15h às 22h.

O diretor de Marketing da PBTur, Luciano Lapa, disse que a instalação de um Centro de Informações Turísticas durante o funcionamento do Salão do Artesanato vai atender uma demanda de serviço aos turistas que estão passando férias na capital paraibana e que buscam informações sobre outros roteiros turísticos pelo litoral e cidades do interior do Estado. “Famílias estão em férias em João Pessoa e depois de alguns dias na cidade buscam outras alternativas de lazer e nós, felizmente, já dispomos de roteiros em Campina Grande, Ingá, Cabaceiras e Brejo. Isso sem falar nos roteiros pelo Litoral Norte”, explicou. Técnicos da PBTur irão distribuir folders e mapas aos turistas interessados.

Desde 2019, a PBTur vem realizando um mapeamento fotográfico de várias cidades e de regiões do Estado para incrementar seu Banco de Imagens. Luciano Lapa informa que esse trabalho de campo subsidia os técnicos da PBTur em informar sobre novos roteiros turísticos e da situação da infraestrutura da rede hoteleira e de serviços nas cidades. “O resultado desse trabalho é que mantemos contatos com guias e consultores sobre novos roteiros. De posse dessas informações, numa ocasião de um turista buscar um roteiro novo, nós disponibilizamos a informação e os contatos”, explicou.

De acordo com a organização do Salão do Artesanato, a 35ª edição vai reunir 537 artesãos de todo o Estado. Por ocasião do lançamento do evento na última terça-feira (10), a gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Marielza Rodriguez, revelou que desde a primeira gestão “ foram comercializados mais de R$ 4 milhões só com eventos na Paraíba. Nossa meta é dobrar esse número”, prometeu.

Serviço – O Salão do Artesanato Paraibano vai funcionar das 15h às 22h, todos os dias da semana, em uma megaestrutura montada — totalmente climatizada — na praia de Cabo Branco, logo após o Jangada Clube. A entrada é gratuita, mas a gestão do PAP pede que a população leve um quilo de alimento não perecível, cuja arrecadação após o evento será destinada a entidades que atendem pessoas em condição de pobreza.

A estimativa da gestão do PAP é que passem pelo Salão do Artesanato Paraibano 120 mil pessoas, gerando um volume de negócios em torno dos R$ 2 milhões — entre vendas e encomendas. Além do artesanato indígena, outras tipologias também estarão presentes no evento: renda renascença, brinquedos populares, cerâmica, madeira e metal, por exemplo, além do melhor de bebidas e da gastronomia regional. Assim como em outras edições, o Salão do Artesanato Paraibano vai contar com uma série de parcerias com órgãos e autarquias do Governo do Estado, prestando atendimento e facilitando o dia a dia do público visitante.

Estrutura ambientada e climatizada – Com uma área de mais de 3,6 mil metros quadrados, a 35ª edição do Salão do Artesanato Paraibano vai propor uma verdadeira imersão na cultura indígena, com uma cenografia projetada sob medida. A ambientação do espaço vai contar ainda com um corredor sensorial, onde o visitante será recebido com músicas da cultura indígena usadas na dança do Toré, além de alguns incensos de ervas conhecidas pelos indígenas há centenas de anos, entre outros detalhes.