Notícias

PBTur leva Fampress para o Festival de Queijo de Soledade

publicado: 19/09/2023 11h27, última modificação: 19/09/2023 11h28
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
FESTIVAL DO QUEIJO 2.jpeg
FESTIVAL DO QUEIJO 1.jpeg
FESTIVAL DO QUEIJO 3.jpeg
FESTIVAL DO QUEIJO 4.jpeg
SOLEDADE.jpeg

A cidade de Soledade sedia, nesta sexta-feira e sábado (22 e 23), a III edição do Festival de Queijo. O município é destaque nacional na produção de queijos de cabra e de vaca. O evento integra as celebrações de aniversário de 138 anos da cidade e terá em sua programação uma expofeira, concursos, oficina gastronômica e forró pé de serra. No sábado, a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e a Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde) realizam um Fampress para jornalistas e influenciadores digitais, com o objetivo de conhecer o evento e mostrar os principais atrativos turísticos da região.
 
“O Festival do Queijo em Soledade tem se consolidado como uma rota turística, cultural e empreendedora. Por meio do evento, a cidade tem atraído turistas interessados na gastronomia local e na produção de queijos. Além disso, o festival promove a cultura, valorizando os artistas regionais e mostrando a variedade e as delicias da culinária paraibana”, ressalta o presidente da PBTur, Ferdinando Lucena.
 
Segundo Rosália Lucas, secretária de Turismo e de Desenvolvimento Econômico da Paraíba, os eventos, a exemplo do Festival do Queijo, principalmente os que contam com a participação de artistas regionais e empreendedores, são uma ótima ferramenta cultural e costumam ser um suporte extra para a economia e o turismo do município.
 
Programação
 
Na sexta-feira, haverá a Mostra Soledade, com exposição e venda de artigos produzidos por artesãos locais. Acontecerá simultaneamente a Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), assim como as oficinas gastronômicas. Haverá ainda concurso para a escolha do Rei e da Rainha do Queijo, um Encontro de Repentistas e o concurso ‘Gula do Queijo’, que irá premiar a pessoa que conseguir comer mais do produto em um tempo determinado. A novidade deste ano será o concurso ‘Gulinha do Queijo’, que será a disputa entre as crianças de 9 a 12 anos.
 
O Festival Gastronômico envolve ainda restaurantes e lanchonetes da cidade, que durante a festividade preparam opções especiais no cardápio para o tema, com alimentos à base de queijo e outros derivados do leite: creme de ricota, ricota, queijo minas, queijo de manteiga, queijo do reino, muçarela e doce de leite estão entre as variedades ofertadas no festejo.
 
Entre as opções estão a ‘Tapioca Namaria’, que leva massa com açafrão, calda de leite de coco e gengibre; o ‘Oxente Burguer’, que tem fonduta de queijo de manteiga e lâminas de bacon; ‘El Dog’ terá pão com salsicha e carne de sol com molho gorgonzola, queijo de coalho e salada. Já o ‘Bolinho da vovó’, da Caapunga Eventos e Recepções, é feito de biomassa de banana e leva queijo de coalho.
 
O evento terá também apresentações musicais, com shows de Divone do Acordeon, Lucas Garcia, Jobinho Barão, Igor Lima, Artur Lima,  Everton Lima, Sanfoneiro Antônio Dantas, Fabiano e Banda e Maikel do Acordeon.