PB Rural promove oficina de nivelamento e estratégias de implementação

publicado: 20/08/2019 17h57, última modificação: 20/08/2019 18h04
PB Rural promove oficina.jpg

Os técnicos do Projeto Cooperar participaram nesta terça-feira (20) de uma oficina de nivelamento e estratégias de implementação do Paraíba Rural Sustentável, fruto de acordo de empréstimo firmado entre o Governo da Paraíba e o Banco Mundial, por meio do qual, num período de quatro anos e meio, serão aplicados US$ 80 milhões, dos quais US$ 30 milhões são referentes à contrapartida do Estado, beneficiando principalmente a agricultura familiar.

Durante a abertura da oficina, realizada no auditório da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), o coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama, disse que “o governador João Azevêdo é o grande incentivador do Cooperar e tem dedicado total apoio para que o PB Rural Sustentável funcione, atenda às necessidades dos paraibanos e que possa trazer, realmente, melhorias para a qualidade de vida da população rural”, afirmou. Ele ainda falou sobre PB Rural Sustentável, informando que é um projeto do Governo do Estado, vinculado ao Cooperar / Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), e falando sobre os investimentos a serem feitos.

O evento, que teve como facilitadora a coordenadora do componente 1, Nalfra Batista, teve início, às 9h e se prolongou até as 17h, abordou a estrutura de gerenciamento do Projeto Cooperar, além dos objetivos do desenvolvimento do projeto, área de abrangência, beneficiários, valor do projeto e fontes e estrutura operacional da UGP (Unidade de Gerenciamento do Projeto). Ainda na parte da manhã, os coordenadores dos componentes fizeram exposições acerca da implementação dos seus componentes.

Elisane Abrantes ressaltou o trabalho da Coordenação de Operação; Nalfra Batista falou da operacionalidade do Componente 1, que trabalha o fortalecimento institucional; Francisco Costa enfocou sobre o Componente 2, que vai tratar do acesso à água e a redução da vulnerabilidade agroclimática. Depois da pausa para o almoço, os trabalhos foram retomados seguindo com a execução do projeto e implementação dos componentes.

Valdecy Freire falou sobre o Componente 3 – Alianças Produtivas, que visa facilitar o acesso aos mercados dos pequenos produtores, através de financiamento de subprojetos de alianças produtivas; e Flávio Luna, discorreu acerca do Componente 4 – Gestão, Monitoramento e Avaliação, que objetiva a Unidade de Gerência do Projeto, apoiar e dá consultoria para uma implementação de forma eficiente e eficaz.

Também fizeram suas exposições, os coordenadores da Ouvidoria, Salvaguardas Socioambientais, Gestão Financeira e do Sigma – Sistema de Informações, Gestão, Monitoramento e Avaliação. Em seguida, se tratou das ações de implementação do projeto, como as atribuições das Gerências Regionais para cada componente, além de encaminhamentos, avaliação e encerramento da oficina.