Notícias

PB Rural encerra seminários com quase 2,5 mil participantes

publicado: 27/09/2019 11h24, última modificação: 27/09/2019 11h26
1 | 8
2 | 8
3 | 8
4 | 8
5 | 8
6 | 8
7 | 8
8 | 8
27_09_19 PB Rural encerra seminários com quase 2.500 participantes_fotos Roberto Rocha (4).jpg
27_09_19 PB Rural encerra seminários com quase 2.500 participantes_fotos Roberto Rocha (3).jpg
27_09_19 PB Rural encerra seminários com quase 2.500 participantes_fotos Roberto Rocha (2).jpg
27_09_19 PB Rural encerra seminários com quase 2.500 participantes_fotos Roberto Rocha (1).jpg
27_09_19 PB Rural encerra seminários com quase 2.500 participantes_fotos Roberto Rocha (5).jpg
27_09_19 PB Rural encerra seminários com quase 2.500 participantes_fotos Roberto Rocha (6).jpg
27_09_19 PB Rural encerra seminários com quase 2.500 participantes_fotos Roberto Rocha (7).jpg
27_09_19 PB Rural encerra seminários com quase 2.500 participantes_fotos Roberto Rocha (8).jpg

Os seminários de divulgação e informações aos beneficiários do PB Rural Sustentável sobre as ações, metas e formas de apresentar demandas a serem priorizadas de acordo com os critérios estabelecidos pelo programa, reuniram, de 28 de agosto a 26 de setembro, cerca de 2,5 mil representantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS); Organizações de Produtores Rurais (associações e cooperativas); Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STR) e agentes dos Poderes Legislativo e Executivo dos municípios envolvidos. Esse total equivale a uma média de 193 representes por seminário.

Os eventos aconteceram nas sedes das cidades de João Pessoa, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Itaporanga, Patos, Princesa Isabel, Soledade, Sumé, Campina Grande, Cuité, Bananeiras e Itabaiana, e foram realizados pelo Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) e Projeto Cooperar.

Para o secretário da Agricultura Familiar, Luiz Couto, os ciclos do seminário superaram todas as expectativas de participantes. “Eles foram muito importantes onde as representações comunitárias se beneficiaram das informações e conheceram profundamente o projeto e verificaram, que será um elemento importante para a produção agrícola e pecuária, ou seja, para ter acesso à água que é fundamental. A agricultura familiar e outros instrumentos que estão sendo trabalhado nessa perspectiva, de fazer com que nós possamos ter um PB Rural, como um novo momento do progresso e do desenvolvimento da agricultura familiar e que vai trazer, com certeza, muitos benefícios para o povo da Paraíba”, afirmou Luiz Couto.

O coordenador Geral do Projeto Cooperar, Omar Gama, ao fazer uma análise dos 13 seminários realizados nos principais municípios do Estado, disse que os eventos foram importantes porque nessas reuniões, com a participação dos futuros beneficiados do PB Rural, todos tiveram a possibilidade de compreender como as associações, cooperativas e os conselhos poderão chegar ao Projeto Cooperar. Omar, espera que nas reuniões que a equipe do Cooperar terá com os conselhos municipais “tenhamos o mesmo sucesso que tivemos nos ciclos dos seminários de divulgação”, enfatizou.

Já o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar, Jeová Campos, ao fazer um balanço dos seminários realizados, parabenizou a equipe do Projeto Cooperar pela condução dos eventos. “O Cooperar é um projeto que, de fato, precisa ter apoio da coletividade. A Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar se sente honrada com esta parceria. Vamos dar passos importantes para que o PB Rural seja um sucesso”, garantiu.

A gerente de Operações do Projeto Cooperar, Elisane Abrantes, observou que o ciclo de 13 seminários de divulgação do PB Rural Sustentável foi uma jornada da qual participaram representantes de todos os municípios do Estado. Para Elisane Abrantes, “a realização dos seminários foi uma experiência inédita e gratificante para a equipe do Cooperar, para os beneficiários e, extremamente, positiva para o êxito do programa”, avaliou.

Conforme o gerente regional do Projeto Cooperar, com sede no município de Sousa, Wellington Costa, os seminários realizados na sua gerência foram de grande importância para quem participou do evento. Ele acrescentou que a maior demonstração dessa importância foi a grande participação dos atores envolvidos de cada município, lembrando que a Secretaria da Agricultura Familiar e o Projeto Cooperar, “darão condições para o programa executar projetos produtivos e de infraestrutura nas comunidades, melhorando significativamente, a vida do agricultor paraibano”, afirmou o gerente.

Para o gerente regional do Projeto Cooperar, com sede na cidade de Patos, José Benigno Filho, que vai assistir 47 municípios da região do Médio Sertão, os seminários de divulgação realizados nas cidades sede (Itaporanga, Patos e Princesa Isabel) superaram as expectativas em termos de participação dos municípios envolvidos, e contou ainda com a presença ativa dos beneficiários do PB Rural. “Registro também a participação de prefeitos, vereadores, secretários de agricultura familiar, sindicalistas e de outras organizações rurais”.

O gerente regional do Cooperar, com sede em Soledade, Sebastião Pereira (Kaká), pontuou que os seminários realizados pelo PB Rural Sustentável, ficaram além das expectativas com a participação efetiva de agricultores familiares, prefeitos, secretários e outras lideranças de todos os 49 municípios que fazem parte da sua gerência. “E o que me chamou a atenção foi a interação entre o corpo técnico do Cooperar e os participantes, o que demonstra interesse e a importância desse programa para alavancar o desenvolvimento das famílias agricultoras das regiões”.

Já o gerente regional do Cooperar, com sede em Sumé, Francisco de Assis Delgado, os seminários atingiram o objetivo, principalmente, por acolher a participação de quase 100 por cento dos municípios convidados, e com a presença de alguns prefeitos, vereadores, técnicos de autarquias, presidentes de conselhos municipais, de associações e cooperativas, além de secretários de agricultura locais e outras lideranças políticas e comunitárias. “Portanto, considero que o público-alvo que participou do evento do PB Rural, de João Pessoa a Cajazeiras, alcançou a finalidade”.

A coordenadora do componente 1 - Fortalecimento Institucional, Nalfra Batista, conduziu o seminário no desenvolvimento dos trabalhos e apresentou as estratégias operacionais do fortalecimento institucional no processo de capacitação e formação dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e as organizações de produtores a serem beneficiadas pelo Programa PB Rural Sustentável. Nalfra ressaltou que o desenvolvimento dos 13 seminários “transcorreu de forma satisfatória e, de acordo com o planejado. Foi riquíssimo e superou as expectativas com a participação efetiva dos diversos segmentos da agricultura familiar, proporcionando aos possíveis beneficiários do programa, conhecimentos sobre as ações, metas e formas de apresentarem os subprojetos”.