PB firma parceria com a Fiocruz para produção de conteúdo no Canal Saúde

fiocruz.jpg
RicardoPuppe_Capacitação_Fiocruz_1.jpg
RicardoPuppe_Capacitação_Fiocruz_3.jpg

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, firmou parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para a produção de conteúdo que será veiculado no Canal Saúde. Na terça-feira (22), a equipe da Fiocruz apresentou uma oficina aos assessores de imprensa da saúde do Estado e na manhã desta quarta-feira (23) foi a vez dos gestores municipais de saúde receberem a capacitação.

O Canal Saúde existe há 24 anos a serviço do Sistema Único de Saúde (SUS). A programação é diversificada e diária, com exibições de 7h às 0h.

“Trazemos à população um conceito ampliado de saúde. Nossa intenção é promover o debate sobre políticas públicas de saúde, gerando um conteúdo que informe as pessoas de maneira que elas absorvam o que está sendo informado e tenham uma melhor qualidade de vida”, disse a coordenadora de Comunicação Social do Canal Saúde, Ana Cristina Figueira.

Durante a oficina, os assessores de imprensa foram orientados sobre como sugerir pautas e entrevistados para os programas do Canal Saúde. Na prática, produziram um vídeo que serviu como um exercício para possíveis reportagens que serão exibidas futuramente no interprograma “Meu SUS é assim”.

“A oficina foi muito produtiva. Aprendemos a manusear um aplicativo de edição de vídeo e vimos que é possível produzir conteúdo de qualidade usando o celular. É um instrumentouito importante tanto para quem trabalha nas assessorias, quanto para os trabalhadores do SUS, para dar visibilidade as ações positivas que existem nas instituições”, disse a assessora de imprensa do Hemocentro da Paraíba, Luzia Joana.

Os gestores municipais, por sua vez, foram apresentados ao Canal Saúde e orientados sobre a importância de manter os televisores de suas unidades sintonizados no canal. Em alguns casos, será necessário adquirir uma antena parabólica para que o sinal chegue.

“Esses gestores serão multiplicadores das informações da oficina em suas regiões de atuação, até porque, os programas do Canal Saúde são destinados à população em geral. É um canal público para que a população faça uso efetivo das informações para o seu próprio bem. O objetivo, em geral, não é falar de doenças e curas, mas, sim, de promoção, prevenção e atenção à saúde, de maneira leve e informativa”, explicou a coordenadora de mobilização do Canal Saúde, Nicole Leão.

A secretária de saúde do município de Santana dos Garrotes (que tem pouco mais de sete mil habitantes e fica a 420 km da capital), Maria Vilaney, está animada com a exibição do Canal Saúde nas unidades.

“Convivo com o universo da saúde desde 1975, sou apaixonada pelo SUS e reconheço a importância do sistema para a população e profissionais. Observo que as televisões das unidades de saúde ficam sempre sintonizadas em emissoras que, muitas vezes, não agregam nenhum conhecimento em saúde. Sem informação, não geramos ação. Fico feliz que com este Canal, possamos levar informação correta para a população, assim, as pessoas aprendem, têm mais força e até buscam serviços adequados para melhorar a vida como um todo”, comemorou.