Parceria entre Estado e Município realiza testagem em massa na população de Cabedelo

publicado: 20/05/2020 18h57, última modificação: 20/05/2020 19h04
Fotos: Ricardo Puppe
IMG_6921.jpg
IMG_6914.jpg
IMG_6913.jpg

A Secretaria de Estado Saúde (SES), em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde (SMS) da primeira macrorregião, está realizando a testagem em massa da população, para o novo coronavírus (Covid-19). Nesta quarta-feira (20), o município de Cabedelo recebeu a ação, que contemplou os moradores do bairro de Intermares. Outras ações estão programadas ao longo da semana nos municípios de Alhandra e Sapé. A SES adquiriu 155 mil testes para serem distribuídos para os 223 municípios. A iniciativa conjunta já foi realizada nos municípios de Santa Rita, Bayeux e Cruz do Espírito Santo, somando mais de 900 pessoas testadas.

Os testes são realizados em pacientes que já apresentavam os sintomas e haviam sido notificados pelos municípios no sistema eSUS-VE, como é o caso do professor de biologia Rogério Aragão, que cumpriu a quarentena em casa por 14 dias e permanece em isolamento com a família. “Eu cumpri, de acordo com as orientações, fiquei dentro de um quarto sem contato com minha esposa e filho. Após 20 dias fui contactado para vir aqui hoje e fazer a testagem, para saber se eu estou com o vírus”. Este foi o segundo dia da ação conjunta entre estado e municípios, o qual teve um salto de 281 testes realizados, 183 só nesta quarta-feira.

A estratégia de testagem para o novo coronavírus adotada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cabedelo foi a de visita em domicílio, onde o paciente entra em contato com a secretaria, ou o posto de saúde mais próximo, e aguarda a realização do teste em casa. Para o secretário de saúde do município, Murilo Suassuna, a parceria com a SES vem para incrementar as ações de combate ao vírus. “Temos feito uma média de 30 a 40 testes por dia no município, com essa parceria realizamos a média mínima de 100 testes por dia e, em caso de positivação, já podemos fazer a orientação no PSF, ou convocar os demais membros da família que apresentarem os sintomas para realizar o exame”, explicou o secretário.

A ação de testagem consiste em uma parceria para ampliar a confirmação e o descarte da Covid–19 na Paraíba. De a cordo com a gerente da 1ª Regional de Saúde do Estado, Maria Eunice Kehrle, é fundamental o suporte do Estado para os municípios, uma vez que os testes são todos fornecidos pela SES. “Além dos kits de testagem, estamos com grupo de enfermeiros junto com a equipe do município para fazer um diagnóstico mais rápido dos pacientes, principalmente dos quadros positivos, para que seja possível fazer um acompanhamento dos casos”, explicou.

Seguindo orientações do Guia da Vigilância Epidemiológica, os testes devem ser usados como uma ferramenta para auxílio do diagnóstico da Covid-19. São testes qualitativos para triagem e auxílio diagnóstico, porém apresentam limitações e a principal delas é que precisa ser realizado, de forma geral, a partir do 8º (oitavo) dia do início dos sintomas.