Notícias

Paraíba sedia Encontro Técnico dos Fundos de Assistência Social

publicado: 08/05/2019 16h42, última modificação: 08/05/2019 16h49
1 | 4
Fotos: Luciana Bessa
2 | 4
3 | 4
4 | 4
sedh Encontro Tecnico do Fundo Nacional e Estaduais de Assistencia Social foto luciana bessa (9).JPG
sedh Encontro Tecnico do Fundo Nacional e Estaduais de Assistencia Social foto luciana bessa (4).JPG
sedh Encontro Tecnico do Fundo Nacional e Estaduais de Assistencia Social foto luciana bessa (5).JPG
sedh Encontro Tecnico do Fundo Nacional e Estaduais de Assistencia Social foto luciana bessa (10).JPG

A Paraíba está sediando até sexta-feira (10) o 4º Encontro Técnico dos Fundos Nacional e Estadual de Assistência Social, que reúne cerca de 100 técnicos de todos os Estados e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh).

O objetivo do evento é discutir e buscar soluções para os desafios comuns, por meio do compartilhamento de experiências, e dessa forma promover a construção de soluções para a gestão orçamentária e financeira do Sistema Único de Assistência Social (Suas) nos Estados, e consequentemente nos municípios.

Para a secretária estadual de Desenvolvimento Humano, Gilvaneide Nunes, esse encontro dos gestores dos Fundos Estaduais e Federal de Assistência Social representa um momento ímpar para o Estado, que sedia o evento pela primeira vez. “O Governo do Estado da Paraíba tem essa sensibilidade, e respeito. Um Governo que construiu uma política social desde 2011, e que o governador João Azevêdo vem fortalecendo”, comentou, adiantando que os Estados estão reunidos na defesa do Sistema Único de Assistência Social, na construção da Política de Assistência Social, e da recomposição do Orçamento.

Para a diretora executiva do FNAS, Dulcelena Alves Vaz Martins, o quarto encontro representa um momento importante, por ser o primeiro a ser realizado nesse novo Governo Federal. Ela destacou o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano, para sua realização na Paraíba. “Esse registro é importante, porque sempre no início dos Governos há muita dificuldade para sediar encontros como esse”, observou.

A diretora lembra ainda que graças à realização desses encontros se conseguiu avanços, a exemplo da prestação de contas dos recursos recebidos por parte dos Municípios e Estados ao Governo Federal. “Alcançamos um índice de adimplência nunca registrado desde 2005. Isso graças ao apoio que os técnicos dos Fundos Estaduais têm prestado aos municípios. Nesse encontro, reunimos os técnicos dos Fundos Estaduais brasileiros para nivelarmos conhecimentos e fazermos alinhamento, e que saiamos daqui com o propósito de aprimorarmos o apoio técnico aos municípios, pois é papel tanto do Governo Federal quanto dos Estados apoiar tecnicamente, não só financeiramente, os municípios; traçar metas de monitoramento, visando o aprimoramento das gestões no município, da organização da própria gestão orçamentária, financeira, da estruturação dos orçamentos, da melhor utilização do recursos", ressaltou Dulcelena Martins.

Segundo a gerente executiva da Gestão do Trabalho, Jacyelle Santos de Alcântara, esse é um momento de diálogo entre os gestores dos FEAS, com gestores do FNAS, para discussão de orçamento, prestação de contas, utilização dos recursos federais, como e de que forma gastar. E adiantou: “Contaremos inclusive com a participação de representante do Tribunal de Contas do Estado (TCE). E será com certeza um momento muito rico de troca de experiências, e de conhecimentos”.