Paraíba sedia Encontro Regional de Comitês de Bacias Hidrográficas e 2º Simpósio Paraibano de Recursos Hídricos

publicado: 27/05/2024 15h03, última modificação: 27/05/2024 15h03
20240527_094021.jpg
20240527_094603.jpg
20240527_094515.jpg
20240527_094659.jpg

O 1º Encontro Regional de Comitês de Bacias Hidrográficas – Nordeste e o 2º Simpósio Paraibano de Recursos Hídricos começaram nesta segunda-feira (27) e seguem até quarta-feira (29) em João Pessoa, no hotel Aram Beach & Convention, no bairro Tambaú. Representantes de todos os estados do Nordeste estão participando dos eventos que têm mais de 600 inscritos e buscam fortalecer a participação dos comitês na gestão dos recursos hídricos. Encontro e simpósio são organizados pelo Governo da Paraíba, por meio da Agência Executiva e Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), em parceria com o Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas.

Durante a abertura simbólica do evento, na manhã desta segunda-feira, o diretor-presidente da Aesa, Porfírio Catão Cartaxo Loureiro, destacou a importância das agências de gestão de água trabalharem em parceria com os comitês. “A gente só vai conseguir fazer uma gestão dos recursos hídricos de excelência e avançar nos instrumentos de gestão quando a gente conseguir trazer a sociedade para dentro do sistema e a gente só consegue fazer isso com este tipo de evento, com a base da sociedade, com a base do Sistema Nacional de Recursos Hídricos, com os comitês fortes, ajudando na gestão”, ressaltou.

Na sequência, os representantes dos comitês estaduais realizaram apresentações mostrando a evolução dos trabalhos realizados e os desafios a serem enfrentados. “Momentos como estes são fundamentais para a gente entender melhor as demandas e os avanços de cada estado e para a consolidação da Política Nacional de Recursos Hídricos”, enfatizou o coordenador geral do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, Maurício Marques Salon, que também fez questão de elogiar a organização do evento.

Para o coordenador pernambucano de Comitês de Bacias Hidrográficas, Wellington Eliasar, a parceria entre os órgãos gestores e os comitês é fundamental para garantir água de qualidade para a população. “Um evento como este é um apoio forte da Aesa para fortalecer os comitês. Aesa está de parabéns” elogiou.

Quarenta trabalhos científicos serão apresentados no 2º Simpósio Paraibano de Recursos Hídricos. Durante as apresentações os estudos serão analisados por uma comissão avaliadora composta por uma equipe da Aesa. Durante a tarde desta segunda-feira será realizada a mesa redonda Relacionamento do Comitê de Bacia Hidrográfica do São Francisco e os comitês das bacias receptoras do PISF.