Paraíba reúne expoentes da Ciência, Tecnologia e Inovação do País

publicado: 04/06/2019 11h03, última modificação: 04/06/2019 11h03

Dirigentes das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa de todos os Estados, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Conselho Britânico, do Conselho Europeu e autoridades da área acadêmica e científica estarão reunidos em João Pessoa, de quarta-feira (5) até a sexta-feira (7) no workshop “Colaboração Internacional entre Brasil e União Europeia em Pesquisa e Inovação”, e no Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa. Na quinta-feira (6), pela manhã, será lançado o edital do Programa Centelha.

O objetivo é discutir oportunidades de parcerias nacionais e internacionais em pesquisa e inovação e como superar as dificuldades financeiras para a pesquisa, em especial para a pós-graduação no Brasil. Os eventos são direcionados para cientistas, pesquisadores e pessoas interessadas em projetos de inovação. Trata de atividades acadêmicas que resultam em grandes benefícios sociais. As pesquisas proporcionam, quando chegam ao mercado, novos produtos, novas aplicações de energia sustentável, novas maneiras de executar o trabalho com mais eficiência e menos custo.

Workshop – Na quarta-feira (5), às 14h, será realizado, no Atlântico Praia Hotel, o workshop “Colaboração Internacional entre Brasil e União Europeia em Pesquisa e Inovação”, uma oportunidade para conhecer as parcerias internacionais. O objetivo é fortalecer a cooperação entre pesquisadores do Brasil e da União Europeia e Países Associados, assim como de organizações europeias e brasileiras, em ações conjuntas de Pesquisa e Inovação.

Fórum Confap – Na quinta-feira (6) e sexta-feira (7) os pesquisadores se reunirão para o Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap). A solenidade de abertura vai acontecer, na quinta-feira, às 9h, no auditório do Sebrae, com as presenças do secretário de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, Aléssio Trindade; do secretário executivo de Ciência e Tecnologia da Paraíba, Cláudio Furtado; representantes do MCTIC, CNPq, Finep, presidentes de Fundações de Amparo à Pesquisa e autoridades convidadas.

Após a abertura, às 9h40, haverá a palestra do secretário Aléssio Trindade, e do secretário Executivo Cláudio Furtado, com tema: "SEECT - Um Arranjo Institucional de Sucesso”. Em seguida, será realizada mesa redonda com Agências Nacionais – MCTIC, CNPq, CAPES e FINEP – que discutirão “Como superar as dificuldades financeiras para a pesquisa, em especial para a pós-graduação no Brasil".

O Fórum Confap Paraíba continua na sexta-feira. É uma realização do Confap - Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa e da Fapesq - Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba.

As inscrições podem ser realizadas em: https://bit.ly/2Vi7vms. Mais informações no telefone (83) 99921 4205.

Programa Centelha - O Programa Centelha, que terá edital lançado na quinta-feira (6), visa estimular a criação de empreendimentos inovadores, a partir da geração de novas ideias, e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador. Será investido, na Paraíba, aproximadamente R$ 1,7 milhão, sendo R$ 570 mil de contrapartida do Estado.

É uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operada pela Fundação CERTI. É executado na Paraíba pela Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia (SEECT) e Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq).