Notícias

Paraíba realiza Encontro Estadual sobre a Programação da Atenção Especializada em Saúde

publicado: 21/11/2023 18h43, última modificação: 22/11/2023 13h34

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, nesta terça-feira (21), o Encontro Estadual sobre a Programação da Atenção Especializada em Saúde (Paes) como instrumento para organização dos fluxos de acesso. A agenda ocorreu em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e Ministério da Saúde, representado pela superintendência estadual. O evento teve como público-alvo prefeitos e secretários de saúde municipais.

O objetivo do encontro foi dialogar sobre a Programação Pactuada e Integrada (PPI) e a transição para a Paes. De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, a PPI atual data de 2010 e está defasada. Ele explica que a motivação para a mudança ocorrer é por conta da transição epidemiológica demográfica, da tripla carga de doença, das desigualdades regionais e das necessidades da saúde.

O secretário frisou que a Paes é o instrumento pelo qual se fará a realocação de recursos da assistência de média e alta complexidade entre municípios e entre Regiões, buscando a redução das dificuldades existentes. Para ele, a  transição da PPI para Paes é um momento que exige o fortalecimento dos vínculos interfederativos pautado na solidariedade, visando à superação das desigualdades entre diferentes populações e regiões, à organização e à humanização nos serviços de saúde de modo a atender as necessidades dos usuários e ampliar o acesso.

“O cenário mudou, a população aumentou e as pessoas estão adoecendo mais. Não há novo financiamento do SUS, então precisamos discutir como empregar da melhor forma os recursos da saúde. Apresentando a Paes, queremos decidir o futuro, o que a gente pode fazer para ajudar a assistência e melhorar o acesso da população à saúde. Pretendemos dialogar sobre os recursos da oncologia, nosso maior gargalo atualmente, além de discutir a regionalização. Que a SES possa coordenar a regulação estadual, dando suporte aos municípios, fazendo com que a assistência chegue para todos”, pontuou.

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Soraya Galdino, disse que este é um momento importante para todos os municípios, em especial aqueles menores, que necessitam de apoio dos maiores, por meio de pactuação, para garantir saúde pública a sua população. “Organizar esse fluxo é fundamental. Temos que cada vez mais promover a saúde. Fortalecer nossa Atenção Primária, evitar doenças”, observou.

Após esse encontro, a SES irá realizar oficinas  com os municípios para a programação da Paes. As datas serão definidas em breve.

 

Na ocasião, o secretário Jhony Bezerra também apresentou as ações estratégicas da saúde pública na Paraíba, com avanços na regionalização e programas como o Opera Paraíba, que só este ano já realizou mais de 38 mil procedimentos cirúrgicos, e o Coração Paraibano, com mais de 8 mil atendimentos desde sua implantação em março deste ano. Além do Vacina Mais Paraíba, que é referência de imunização para o país. Estiveram presentes 100 prefeitos e 201 secretários municipais de saúde.