Notícias

Paraíba promove 1º Curso de Operações Aéreas e capacita agentes para multimissão

publicado: 22/07/2024 15h43, última modificação: 22/07/2024 15h43
1 | 8
2 | 8
3 | 8
4 | 8
5 | 8
6 | 8
7 | 8
8 | 8
WhatsApp Image 2024-07-22 at 14.00.48 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-07-22 at 14.00.48 (2).jpeg
WhatsApp Image 2024-07-22 at 14.00.48.jpeg
WhatsApp Image 2024-07-22 at 14.00.47.jpeg
WhatsApp Image 2024-07-22 at 14.00.46 (2).jpeg
WhatsApp Image 2024-07-22 at 14.00.45 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-07-22 at 14.00.45.jpeg
WhatsApp Image 2024-07-22 at 14.00.47 (1).jpeg

O 1º Curso de Operações Aéreas (COA), promovido pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Sesds), teve início nesta segunda-feira (22). O evento inaugural aconteceu no auditório da Academia de Ensino da Polícia Civil (Acadepol), em João Pessoa, e contou com a presença de 30 alunos, incluindo integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, além de representantes de instituições de segurança pública de outros estados como Amapá e Pernambuco.

O curso, que visa capacitar agentes para operações helitransportadas multimissão, foi prestigiado por diversas autoridades. Entre os presentes estavam o secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes; o secretário-executivo da Sesds, Lamark Donato; comandante da Polícia Militar, coronel Sérgio Fonseca; a delegada geral adjunta da Polícia Civil da Paraíba, Cassandra Duarte; o subcomandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, Lucas Severiano de Lima Medeiros; o promotor Túlio Cesar, representando o Ministério Público da Paraíba; e o superintendente do Detran, Isaías Gualberto. Também participaram da solenidade comandantes de unidades policiais da Paraíba, o comandante do Grupamento Tático Aéreo (GTA), tenente-coronel PM Carlos Nascimento; o corregedor geral da Sesds, coronel PM Hélio Araújo; e o ouvidor geral da Sesds, Mário Júnior.

Com uma carga horária de 514 horas/aula e 35 disciplinas, o Curso de Operações Aéreas abrange temas fundamentais como Teoria de Voo, Regulamentação da Aviação Civil e Navegação Aérea. As instruções ocorrerão em diversas localidades, incluindo Pocinhos, Campina Grande, Rio de Janeiro e Distrito Federal, proporcionando uma formação ampla e diversificada.

Durante a aula inaugural, o secretário Jean Nunes expressou sua satisfação com o início do curso: "Hoje é um dia de grande felicidade e realização. Continuamos plantando sementes como há mais de 10 anos e que nos permitirão chegar até aqui e para onde iremos alcançar horizontes cada vez maiores e melhores para o Grupamento Tático Aéreo. Este momento marca o início da concretização de um sonho, retribuindo tudo o que nos foi proporcionado por estados parceiros que nos permitiram formar nossos profissionais e que agora retribuimos com a nossa capacidade de formar também alunos de outros estados. As expectativas são enormes. O curso tem um enfoque multimissão, o que reforça nosso compromisso contínuo com a integração das forças de segurança, sempre com um olhar voltado para o coletivo. O GTA se destaca como um grande exemplo de excelência e cooperação, e temos certeza de que este curso contribuirá ainda mais para essa trajetória de sucesso”, afirmou.

De acordo com o comandante do Grupamento Tático Aéreo da Paraíba, tenente-coronel Carlos Nascimento, a formação vai capacitar os agentes para o cumprimento de operações, com conhecimentos técnicos indispensáveis ao desempenho das funções de Operador Aerotático e demais missões inerentes ao GTA. “

O tenente-coronel Carlos Nascimento agradeceu às instituições parceiras que contribuíram com o GTA ao longo dos últimos 10 anos e enfatizou a importância da integração entre as forças de segurança: "Atualmente, operamos em todo o estado da Paraíba, coordenando nossas atividades a partir de João Pessoa e por isso devemos nossa gratidão aos sete homens que deram os primeiros passos, pavimentando o caminho para o sucesso do Grupamento Tático Aéreo. A experiência que adquirimos ao longo desses anos representa a melhor forma de integração entre as forças de segurança, com nossa equipe formada por policiais civis e militares e bombeiros militares, demonstrando o poder da cooperação e do trabalho conjunto”, afirmou.

Falando diretamente aos 30 alunos do 11º Curso de Operações Aéreas, o comandante do GTA explicou: “Os desafios que enfrentaremos ao longo deste curso serão intensos. O medo do desconhecido estará presente, mas também abrirá portas para inúmeras oportunidades de crescimento e aprendizado. Este curso, de natureza altamente técnica, exigirá de vocês uma concentração excepcional e um comprometimento total. Cada um de vocês será testado de diversas maneiras, com o objetivo de preparar e formar os melhores operadores aerotáticos do país. Estamos confiantes de que, ao final deste treinamento, vocês estarão prontos para enfrentar qualquer adversidade, equipados com as habilidades e conhecimentos necessários para atuar com excelência em operações aéreas”, concluiu.

O COA faz parte das comemorações dos 10 anos do Grupamento Tático Aéreo da Paraíba, que atualmente conta com duas aeronaves Esquilo e realiza múltiplas missões. Este curso representa um avanço significativo na capacitação dos agentes de segurança pública, promovendo a integração entre diferentes forças e estados, e reforçando o compromisso com a segurança e bem-estar da população.