Paraíba Pet: Castra Móvel atende 400 animais em dois meses da ação itinerante

PHOTO-2024-06-25-09-15-22.jpg
PHOTO-2024-06-25-09-15-21 (1).jpg
PHOTO-2024-06-25-09-15-20.jpg

O Programa Paraíba Pet, disponibilizado pelo Governo do Estado, por meio da Gerência Operacional de Políticas da Causa Animal, já atendeu, em dois meses de atuação, cerca de 400 animais entre cães e gatos. A ação tem o objetivo de evitar a superpopulação de animais de rua e a proliferação de zoonoses. O Castra Móvel do programa já percorreu cidades de várias regiões da Paraíba garantindo o acesso a um serviço veterinário essencial.

Nesta semana, os atendimentos são oferecidos na Rua Maria Gonçalves de Melo, 357, Novo Bodocongó, em Campina Grande. As castrações começaram no dia 3 de maio, na “Feira de Serviços: Aqui Tem Mais Saúde”, na cidade de Cuité, seguindo a agenda do “Cidadania Democrática”, evento que ocorre antes das plenárias do Orçamento Democrático Estadual (ODE) e que atende pessoas das cidades-sede e de municípios adjacentes.

Além de Campina Grande, foram contempladas com os serviços as cidades de Cajazeiras, Sousa, Guarabira, Mamanguape, Princesa Isabel, Monteiro, Itaporanga, Pombal e Catolé do Rocha.

O atendimento é dirigido aos cães e gatos de ONG’s de defesa animal, protetores independentes e famílias em situação de vulnerabilidade social, que realizaram um cadastramento através do formulário eletrônico disponibilizado pela Gerência Operacional da Causa Animal que possui sede regionais em João Pessoa e em Campina Grande.

Campina Grande - Na Rainha da Borborema, o Castra Móvel já percorreu as comunidades do Complexo Habitacional Aluizio Campos, Três Irmãs e do Distrito de São José da Mata para atender animais de tutores que moram distante do centro urbano, como é o caso de Emília da Silva que trouxe seu pet para ser castrado no Conjunto Acácio Figueiredo. “Foi muito bom que vocês vieram pra cá, já que é difícil da gente ir até outros bairros. Gostei muito”, elogiou.

A dona de casa Rosane Sousa também teve seu animal castrado e destacou a importância da ação. “É muito bom ter esse programa aqui pois castração é um ato de amor. Eu não gosto que ele saia daqui de dentro de casa, mas de vez em quando consegue sair na calçada e por aqui tem muitos animais soltos. Eu só estava esperando por essa oportunidade para castrar o meu”, contou.

A gerente regional da causa animal em Campina Grande, Waléria Assunção, falou sobre o papel do Castra Móvel dentro das ações do Paraíba Pet. “O cuidado com os animais em situação de rua é uma questão de saúde pública e no programa temos ações prioritárias de sensibilização sobre questões relacionadas à saúde animal, educação e a posse responsável, mas diante da necessidade do controle da população animal, concentramos os esforços neste momento, nas castrações, que são fundamentais para a promoção do bem-estar dos animais na Paraíba”.

Ainda de acordo com Waléria Assunção, o serviço consegue alcançar áreas mais vulneráveis. “O Castra Móvel é uma das ações do Paraíba PET, junto ao trabalho educativo que iniciamos e será ampliado para que, no futuro, a castração seja um complemento, dentro da cultura de convivência harmoniosa entre animais humanos e não humanos, através da oferta de outros serviços de saúde, como vacinação e tratamento de doenças”, explicou.