Notícias

Paraíba é pioneira no aperfeiçoamento de resultados do Programa de Qualificação da Hemorrede

publicado: 11/05/2018 00h00, última modificação: 20/05/2019 15h15

Nesta quinta-feira, a bioquímica e integrante do Programa Estadual de Qualificação da Hemorrede (PEQH) da Paraíba, Giovanna Rodrigues de Araújo, apresentou para todos os hemocentros do Brasil, o relato da implantação do programa no Estado e a consolidação da análise dos resultados das visitas técnicas na Hemorrede.

O trabalho foi mostrado através de videoconferência transmitida pela Hemorrede Virtual (Rhemo), com apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), diretamente do Hemocentro da Paraíba. Mais de 70 profissionais distribuídos nos auditórios dos Hemocentros Coordenadores do país assistiram a transmissão online.

“A hemorrede paraibana é pioneira no que diz respeito ao aperfeiçoamento dos resultados das visitas técnicas do PEQH, através da aplicação de critérios de priorização de acordo com a criticidade”, declarou Giovanna Rodrigues.

A gerente do PEQH do Hemocentro da Paraíba, Kátia Navarro, explicou que o programa foi implantado no Estado em 2012. Ele foi reestruturado em 2014, quando foi publicado um edital para selecionar os profissionais que iriam integrar a equipe a partir da avaliação de sua capacitação e do perfil técnico.

Ainda conforme Kátia Navarro, a partir de 2016 foi criado um cronograma anual de visitas técnicas aos estabelecimentos da Hemorrede responsáveis pela coleta de sangue e por atos transfusionais.

Ela esclarece que é responsabilidade do Hemocentro garantir a qualidade do sangue, desde sua coleta até sua distribuição, e que o trabalho de realização das visitas técnicas além de garantir o monitoramento desta qualidade permite ajudar as agências a estabelecer padrões para tais serviços.

Para Glauciene Leister, do Ministério da Saúde, a análise dos resultados do PEQH apresentados pela Paraíba representa um avanço. “A Paraíba está de parabéns pela análise dos resultados dos dados do PEQH. Essa é uma experiência exitosa que deve servir de incentivo para outros hemocentros. Este ano, o Programa Nacional de Qualificação da Hemorrede (PNQH) completa 10 anos de criação e este resultado alcançado na Paraíba é um convite para dar continuidade”, afirmou durante a videoconferência.