Paraíba abre edital de bolsas para apoio institucional da SES com foco na Rede de Atenção à Saúde

publicado: 15/11/2023 12h46, última modificação: 15/11/2023 12h46

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Projeto de Aprimoramento do Modelo de Atenção na Rede de Saúde (Amar), por intermédio da Escola de Saúde Pública (ESP), lançou edital de seleção para a concessão de bolsa para a Rede de Apoio Institucional para Qualificação e Matriciamento Gerencial de Trabalhadores e Gestores do SUS (Reap Quali). O edital foi publicado nesta terça-feira (14), no Diário Oficial do Estado, e tem como foco a regionalização da Rede de Atenção à Saúde. São 115 vagas voltadas para gestores das Secretarias Municipais de Saúde, trabalhadores vinculados ao Complexo Regulador, trabalhadores vinculados aos serviços Estaduais e Municipais, gestores das Gerências Regionais de Saúde e trabalhadores vinculados à Rede de Atenção à Saúde da Paraíba.

De acordo com a secretária executiva de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, o projeto do Reap Quali tem como objetivo ampliar a estratégia de Apoio Institucional da SES para diferentes áreas, trabalhar a instrumentalização às equipes de saúde para o desenvolvimento das ações de qualificação nas áreas de regulação, controle, avaliação e auditoria no SUS regional, além de fortalecer a Atenção Primária em Saúde como centro organizador dos sistemas de saúde. Ela explica que serão trabalhados seis eixos temáticos nas propostas dos subprojetos a serem cogeridos pelas Gerências Executivas da SES.

“A SES, junto ao Amar e à ESP, nossa Escola de Saúde Pública, vem trabalhando com a educação e investimentos em profissionais que possam ser qualificados para melhorar os nossos indicadores da Atenção Primária em Saúde e, consequentemente, dar mais qualidade de vida à população. A contratação desses profissionais visa ampliar a estratégia de apoio institucional da SES em diferentes áreas como Planejamento e Gestão, Educação na Saúde, Atenção Primária a Saúde (APS), Saúde Digital (SD), Vigilância em Saúde (VS), e Regulação em Saúde. A iniciativa é semelhante ao que executamos no projeto exitoso de Planejamento com foco na Regionalização da nova programação da assistência e do Vacina Mais Paraíba”, pontua.

Os eixos temáticos estão divididos da seguinte forma: Subprojeto de Apoio Institucional para matriciamento gerencial e fortalecimento do trabalho na Atenção Primária à Saúde; Subprojeto de Apoio Institucional para Vigilância em Saúde voltado para o Programa Vacina Mais Paraíba; Subprojeto de Apoio Institucional para fortalecimento da Regionalização no SUS da Paraíba; Subprojeto de Apoio Institucional para qualificação e padronização dos processos nas áreas de regulação, controle, avaliação e auditoria no SUS locorregional; Subprojeto de Apoio Institucional para gestão as ações de Saúde Digital e integração dos municípios na Rede Nacional de Dados em Saúde; Subprojeto de Apoio Institucional para Educação na Saúde.

O processo seletivo engloba duas modalidades de bolsa: uma de Desenvolvimento Tecnológico, que será destinada para os eixos de desenvolvimento de tecnologias no SUS, e outra de Desenvolvimento Educacional, que será destinada ao aperfeiçoamento do projeto, pela perspectiva da educação permanente, facilitação do projeto e desenvolvimento dos estudos do projeto do tipo aperfeiçoamento e qualificação. As vagas são para Bolsista Coordenador do Projeto Reap Quali/PB, Bolsista Coordenador de Eixo Temático, Bolsista Apoio Institucional do Eixo Temático e Bolsista de Apoio Administrativo do Projeto.

A inscrição para o Processo Seletivo do Realp Quali é gratuita e está aberta até o dia 25 de novembro. Interessados podem se inscrever online, pelo endereço eletrônico: www.esp.pb.gov.br/editais.