Painel Funesc faz homenagem ao Dia do Frevo nesta terça-feira

publicado: 14/09/2020 14h47, última modificação: 14/09/2020 14h47

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba realiza, nesta terça-feira (15), a décima edição do ‘Painel Funesc’, a partir das 19h. O tema em debate vai ser ‘Nas trilhas do frevo – compartilhando jornadas’, com transmissão ao vivo pelo YouTube (youtube.com/funescpbgov). Os debatedores serão Ferreirinha do Frevo (PE), Valéria Vicente (PE/PB), Hayala César (PE/PB). A mediação será feita por Thaismary Ribeiro (PE/PB).

A escolha do tema faz referência ao Dia do Frevo, comemorado nacionalmente em 14 de setembro. Para falar sobre o assunto foram convidados artistas da dança que desenvolvem suas trajetórias dentro do universo do frevo para compartilhar suas vivências e caminhos trilhados neste campo cultural.

O projeto - ‘Painel Funesc’ estreou no dia 14 de julho e desde então já foram realizados nove painéis. Na semana passada, o tema em debate foi ‘Cultura em tempos de isolamento social - O papel das academias de artes’, com participação de  Zezita Matos (Academia Paraibana de Cinema), Bernardina Maria Freire (Academia Feminina de Letras e Artes), Marconi Araújo (Academia de Cordel do Vale do Paraíba), Nereuza Nery (Academia Paraibana de Música) e Damião Ramos Cavalcanti (Academia Paraibana de Letras).

Debatedores

Ferreirinha do Frevo é passista de rua, folião dos carnavais do Recife e Olinda. É amante e pesquisador desta dança. Frequentou a Escola Municipal de Frevo como forma de intensificar e aperfeiçoar sua forma técnica e física. Dai em diante começaram suas conquistas: concursos de passista da Prefeitura do Recife; ano 2012 2º lugar, Anos; 2011, 2015, e 2017, 1ºlugar e é o atual campeão de 2020.

Hayala César é dançarina, passista de frevo e professora de dança. Formada em licenciatura em dança pela UFPE (2013). É professora de dança da rede pública na prefeitura municipal de João Pessoa/PB, desde 2015. Atualmente, encontra-se na finalização da sua pesquisa de Mestrado, do Prof-Artes/ UFPB.

Valéria Vicente é professora, artista e pesquisadora. Desenvolve pesquisas que discutem elementos das culturas populares na Sociedade contemporânea, tendo publicado o DVD Trançados Musculares: saúde corporal e ensino do frevo (2011), e os livros Frevo para aprender e ensinar (2015);Entre a Ponta de é e o Calcanhar: Reflexões sobre como o frevo encena o povo, a nação e a dança no Recife (2009); Brincando Maracatu(2008) e Maracatu Rural: O espetáculo como Espaço Social (2005). Na prática de dança se especializou sobre o frevo, realizando pesquisas práticas e teóricas que resultaram nos espetáculos de dança: Ebulição (2018), Re/in-Flexão (2017), Re-flexão (2016) Frevo de Casa (2014) Fervo (2006) e Pequena Subversão (2007).

Thaismary Ribeiro é mulher preta, cis, atriz, dançarina, brincante popular, performer, percussionista, pesquisadora de Dança do Ventre e Fusões e de Manifestações Populares de PE/PB e uma adepta do Sagrado Feminino. Professora de Dança do Ventre e de Frevo. Bacharela em Teatro e licencianda em Dança, ambas as graduações pela Universidade Federal da Paraíba. Integrante do Coletivo Guia.

Painel Funesc

Terça feira - 15/09 - 19h

Tema: "Nas Trilhas do Frevo - compartilhando jornadas"

Convidados: Ferreirinha do Frevo (PE), Valéria Vicente (PE/PB), Hayala César (PE/PB).

Mediação: Thaismary Ribeiro (PE/PB)

Transmissão: TV Funesc (www.youtube.com/funescpbgov)