Notícias

Painel Funesc desta terça debaterá as perspectivas para o Carnaval no pós-pandemia

publicado: 15/02/2021 14h49, última modificação: 15/02/2021 14h49
1 | 3
2 | 3
3 | 3
mestre romero2.jpg
harue tanaka2.png
dada venceslau1.jpg

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta terça-feira (16), a partir das 19h, mais uma edição do ‘Painel Funesc’, cujo tema em debate será ‘Carnaval - Memórias e perpectivas para o pós-pandemia’, mediado pelo jornalista Jãmarri Nogueira e com transmissão ao vivo via YouTube (youtube.com/funescpbgov).

Os debatedores convidados são o ator Dadá Venceslau, o carnavalesco Mestre Romero e a professora e musicista Haruê Tanaka.

Dadá Venceslau é especialista em Arte-Educação e exerce as funções de ator, cenógrafo, aderecista, figurinista, artista plástico, palhaço e arte-educador. Começou sua carreira como artesão e logo seguiu com a arte circense, teatro e artes plásticas, no Rio de Janeiro, na década de 1980. Registra importantes atuações em grupos de teatro, como o “Supimpa Produções Artísticas” e “Trupe Agitada Gang” e é engajado em projetos que envolvem arte reciclada e carnaval de rua, na ONG Folia Cidadã.

Mestre Romero é mestre de bateria da Escola de Samba Malandros do Morro, uma das agremiações mais conhecidas no Carnaval Tradição de João Pessoa, criada no bairro da Torre há 55 anos e que chega a levar para avenida cerca de 350 integrantes, entre adultos e crianças. A agremiação também desenvolve diversos programas de cunho social, de inclusão da sua clientela e da comunidade do bairro em geral (bateria-show, escolinha de ritmistas, oficina da fantasia, oficina da alegoria e encontros socioculturais com seus agregados).

Haruê Tanaka é professora do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba, doutora em Música pela Universidade Federal da Bahia e, entre tantas participações em movimentos populares e estudos a respeito do Carnaval, no ano passado Haruê teve sua tese, “Ganhadeiras de Itapuã”, utilizada na construção do samba enredo da Viradouro, vencedora do Carnaval Carioca em 2020. O estudo trata da quinta geração de mulheres que lavavam roupa na Lagoa do Abaeté e faziam outros serviços em Salvador em busca da compra de sua alforria.

‘Painel Funesc’ estreou no dia 14 de julho de 2020 e, desde então, já foram realizados diversos encontros virtuais semanalmente. A proposta do projeto é levar ao público discussões sobre diferentes linguagens artísticas, além de assuntos relacionados à produção cultural e à cena paraibana. Os encontros acontecem sempre às terças-feiras.  

Serviço

Painel FUNESC 

Terça feira – 16/02 - 19h 

Tema: ‘Carnaval - Memórias e perpectivas para o pós-pandemia’

Convidados: Dadá Venceslau (ator), Mestre Romero (carnavalesco da Malandros do Morro) e Haruê Tanaka (musicista).

Mediador: Jãmarrí Nogueira